Semict participa do VIII Simpósio Internacional de Tecnologia e Inovação

Indústria, Comércio e Turismo
20/09/2017 22h24

Foi aberto na noite desta quarta-feira, 20, o VIII Simpósio Internacional de Tecnologia e Inovação, no Delmar Hotel, na Orla de Atalaia. O evento reúne expoentes da ciência e tecnologia no Brasil e no mundo, atraindo olhares de pesquisadores e investidores para a cidade e uma reflexão sobre os rumos da inovação e transferência de tecnologia em Sergipe e no Brasil. Um momento singular em que Aracaju passa a integrar uma rede mundial de cidades sustentáveis, inteligentes e competitivas, decisão tomada em fórum de prefeitos articulado pelo Banco Interamericano do Desenvolvimento (BID), em Washington, nos Estados Unidos, com a presença do prefeito Edvaldo Nogueira.

O técnico do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Edilson da Silva Pedro, defendeu mais investimentos e fortalecimento das instituições de pesquisa no país. “Essa área tão importante e que de certa forma está sendo sucateada”, disse. E lamentou o valor reservado para a pesquisa no orçamento federal de 2018. “Os períodos de crise são os períodos em que mais precisamos de investimento em tecnologia e inovação. Ficamos assustados (equipe de técnicos) quando vemos que o Ministério da Ciência e Tecnologia vai ter só 700 milhões na LOA (Lei Orçamentária Anual). É um absurdo!”, desabafou.

Compondo a mesa nesta cerimônia de abertura, o secretário Jorge Santana saudou os participantes do simpósio em nome do prefeito Edvaldo Nogueira, demonstrando “preocupação e apreensão” com as palavras do representante do Ministério da Ciência e Tecnologia, Edilson Silva. “Fico muito preocupado com os sucessivos cortes orçamentários federais para projetos e atividades de ciência, tecnologia e inovação”, considerou, mas apesar do cenário, não se abateu. “É muito triste o que está acontecendo, mas não podemos desistir".

“Inovação no Brasil e sua restrições” foi o tema da palestra de Fernando Peregrino, presidente do Conselho Nacional das Fundações de Apoio às Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa Científica e Tecnológica (Confies), com 35 anos de atuação na área. Perguntado sobre o ambiente da pesquisa em tecnologia e inovação no país, não enganou. “Muito ruim. Primeiro porque faltam recursos, os cortes foram brutais na área da pesquisa; segundo, o excesso de burocracia. O Estado está repleto de instrumentos burocráticos que não se adaptam às atividades de pesquisa; por fim, a política macroeconômica, que favorece mais ao capital financeiro que ao produtivo. A indústria no Brasil tem sido desfeita. Hoje temos um patamar industrial semelhante ao ano de 1947. A contribuição do PIB industrial de hoje, é igualzinho ao de 1947”, revelou, apresentando números desoladores. “O Brasil é a 9ª economia no mundo, 63º em ciência, 79º IDH, 81º em competitividade, 116º em burocracia e o 69º em inovação”.

O evento segue até a próxima sexta-feira, 22, com o secretário Jorge Santana apresentando o programa “Aracaju Inteligente, Humana e Criativa”; palestra do Dr. José Rodrigues Perez, da Universidade Andrés Bello (UNAB), do Chile, com o tema “Inovação e Internalização em Startup”; e encerramento com o coordenador do CRIA - Divisão de Empreendedorismo e Transferência de Tecnologia da Universidade do Algarve/Portugal, Dr. Hugo Barros, com a palestra “Inovação e desenvolvimento tecnológico: potenciando o crescimento econômico”.

O VIII Simpósio Internacional de Inovação e Tecnologia é uma realização da Associação Acadêmica de Propriedade Intelectual (API), Universidade Federal de Sergipe (UFS) e Instituto Federal de Sergipe (IFS), tendo como apoiadores: Secretaria Municipal da Indústria, Comércio e Turismo de Aracaju (Semict), Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTI), BR-Petrobras, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Banco do Nordeste (BNB), Sergipe Parque Tecnológico (Sergipetec), Federação das Indústrias do Estado de Sergipe, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ), Instituto Euvaldo Lodi (IEL), Rede NIT Nordeste e 3 Corações.