O diretor-geral da Guarda Municipal de Aracaju (GMA), subinspetor Fernando Mendonça, foi homenageado com a medalha de mérito Policial Militar na noite desta quarta-feira, 20, durante solenidade de promoção de oficiais e praças e outorgas das medalhas de mérito Policial Militar e Alferes Tiradentes, momento especial da Polícia Militar de Sergipe em que também representou o prefeito Edvaldo Nogueira. A condecoração reconhece e premia militares, civis ou instituições que tenham prestado serviços relevantes à corporação da PM.
“Sinto uma grande honra por estar recebendo um prêmio de tamanha importância da Polícia Militar. Este é um reconhecimento dado à Guarda, que eu recebo enquanto representante, devido ao trabalho efetivo desenvolvido diariamente em prol da segurança da sociedade aracajuana”, afirma Mendonça, escolhido pelos serviços prestados e após análise de currículo.
O secretário municipal da Defesa Social e coronel reserva da PMSE, Luis Fernando Silveira, realizou a indicação do subinspetor para a homenagem e ressalta que não é uma indicação graciosa, mas sim um reconhecimento pelo trabalho que vem sendo desenvolvido. “Conheço o trabalho de Mendonça há bastante tempo e acompanho a sua dedicação e seu entrosamento com as forças policiais militares. Estou aqui para prestigiar a merecida entrega dessa alta honraria da Polícia Militar”, afirma o coronel.
Na ocasião foram promovidos 69 oficiais e 146 praças da PMSE, além da entrega de 47 medalhas do Mérito Policial Militar e 14 de Alferes Tiradentes. Os militares também realizaram uma homenagem póstuma ao sargento Djalma Lima Santos, que foi assassinado durante assalto a ônibus no interior do Estado, no último dia 15.
O promoção dos Oficiais foi concedida conforme os critérios de merecimento, antiguidade e Progressão por Tempo de Serviço (PTS), instituída recentemente através da legislação sancionada pelo governador Jackson Barreto. “A PTS marca uma nova história para a Polícia Militar de Sergipe. Me sinto orgulhoso por cumprir com o meu dever e poder reconhecer o trabalho dos militares com essa promoção. Esse é um momento muito importante não só para os novos oficiais e praças, mas também para os seus familiares”, destacou o governador.
Durante a solenidade, o comandante-geral da PMSE, coronel Marcony Cabral Santos, ressaltou a importância da promoção o os motivos que levaram às homenagem realizadas. “A progressão representa muito mais do que uma ascensão na carreira, é uma melhoria na expectativa de vida dos militares e a probabilidade de chegar mais próximo de um sonho. Aproveitamos esse momento para honrar, reconhecer e agradecer aqueles que fazem a diferença à sociedade e servem de exemplo a todos os militares”, enfatiza o comandante.
Também estiveram presentes o comandante do Corpo de Bombeiros de Sergipe, coronel Erivaldo Mendes e os desembargadores Osório de Araújo Ramos Filho, representando o Tribunal de Justiça de Sergipe (TJ/SE), e Edson Ulisses de Melo, presidente em exercício do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/SE).