A Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat) dá prosseguimento aos serviços de estímulo ao empreendedorismo nas comunidades, através do Projeto Encontro de Empreendedores, com a realização da oficina Sei Vender, ministrada pela instrutora do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), finalizando assim as atividades na Associação do Amigos e Moradores do Santa Tereza – Amast. A partir de agora, será dado prosseguimento às ações do projeto no bairro Bugio, próximo dia 20, na Associação dos Moradores Pró-Melhoria em Defesa do Conjunto Bugio, a previsão é de que essas ações aconteçam mensalmente em diversas localidades da capital.
Para a diretora de empreendedorismo e cooperativismo da Fundat, Rosana Amaral, as pessoas precisam conhecer e entender seu potencial empreendedor e é justamente aí que a Fundat entra, para apoiar estes cidadãos. “Realizamos a primeira oficina Sei Vender com o Sebrae e a recepção foi ótima. Não só temos que pensar em novos empreendedores, mas em capacitar e estimular que os comerciantes na ativa entendam como podem melhorar. São ações nesse sentido que ajudam a vencer a crise e o desemprego, com a união dos esforços da Fundat, Sebrae e a Amaste todos ganham”, pontua.
A instrutora do Sebrae, Ana Patrícia Bispo, ressaltou a importância da parceria Fundat e Sebrae. “Tentamos apresentar sempre de forma prática a importância de conhecer o mercado, o marketing e o público-alvo. Quanto mais colocamos em prática, mais aprendemos. O Sebrae e a Fundat juntos conseguem aumentar as possibilidades de ajudar e conseguem capacitar de maneira bem eficiente o microempreendedor. Quem mais ganha é o cidadão e este é o nosso objetivo maior".
A jovem microempreendedora, Jéssica Barreto, de 24 anos, se mostrou bastante satisfeita com as ações realizadas no conjunto Santa Tereza. “Foi muito importante, veio agregar muito conhecimento para minha vida pessoal e profissional. Aprendi a alavancar vendas e melhorar meu negócio. Essa união entre as instituições e essa iniciativa de vir até os bairros vai surtir efeitos importantes. Tenho certeza que vou melhorar meu negócio logo”, comenta a empresária.
A coordenadora de empreendedorismo da Fundat, Trícia Dantas, é uma das idealizadoras do projeto e já está organizando o planejamento dos próximos encontros. “Nosso objetivo é circular por Aracaju e levar empoderamento ao comércio formal e informal. Estamos estudando as necessidades de cada região para identificar as peculiaridades dos bairros. Precisamos ser efetivos e estamos muito felizes com os resultados apresentados. Tivemos um número muito significativo de microempreendedores envolvidos nesse primeiro processo e a expectativa é que sempre aumente mais. Estamos com ótimas ideias para desenvolver no Bugio”, explica e finaliza.