Para estimular a autoestima das pessoas idosas e fortalecer os vínculos dos usuários com a comunidade, a Secretaria Municipal da Assistência Social, por meio do Centro de Referência da Assistência Social (Cras) Carlos Hardman, realizou na tarde desta terça-feira, 26, em parceria com voluntários residentes e vinculados à Secretaria Municipal da Saúde, a comemoração alusiva ao dia 1º de outubro, data em que se comemora o Dia do Idoso.
Vivian Almeida, coordenadora do Centro de Referência, entende que a partir de iniciativas como essas as pessoas idosas podem se sentir mais empoderadas. "O grupo de idosos que existe aqui é bem ativo e foi fundado antes mesmo do Cras ser inaugurado. Eu fico muito feliz porque eles sempre estão participando conosco das discussões para a realização das atividades e com muita frequência sugerem alguns outros trabalhos a serem desenvolvidos. Isso é o que podemos chamar de gestão participativa, quando a população constrói o serviço junto com os técnicos", analisa.
Márcia Rocha do Valle é profissional de educação física e faz parte da equipe de residentes que prestam serviços à Unidade de Saúde da Família Carlos Hardman. Eles levaram para o evento serviços de acupuntura, massoterapia, dança e cuidados de beleza. Para ela, trabalhar com pessoas da melhor idade é um privilégio. "Eles estão no momento de maior liberdade da vida deles e é muito bom poder ajudar essa população a se reconhecer enquanto indivíduos de direitos. Essa atividade aqui no Cras é uma das nossas primeiras e nós pretendemos ampliar a nossa atuação para toda essa região do bairro Soledade e circunvizinhança".
Maria Ieda Santos de Andrade tem 74 anos, é usuária do Cras Carlos Hardman há mais de 15 anos e acredita na beleza da maturidade. "Essa história de que meu tempo já passou é 'conversa pra boi dormir', eu mesma subo, desço, passeio e faço tudo que tenho direito. Graças a Deus não dependo de ninguém. Estou sempre aqui no Cras me alegrando com as minhas amigas. Ser idosa é uma bênção".