A Secretaria Municipal da Saúde (SMS), através da Rede de Atenção Primária (Reap), que integra a Diretoria de Atenção à Saúde (DAS), deu início na tarde da última terça-feira, 26, a uma série de capacitações sobre os fluxos de atendimento e de assistência da área de materno-infantil para profissionais da atenção básica. O primeiro encontro foi realizado na Unidade de Saúde da Família (USF) Augusto César Leite, no conjunto Santa Tereza, bairro Aeroporto.
De acordo com a coordenadora da Referência do Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade (PMAQ) da Reap, Nara Mariano, o objetivo destas capacitações é melhorar o processo de trabalho e indicadores de saúde. “Estas atividades já fazem parte da programação em alusão ao Outubro Rosa e ao Dia das Crianças”, frisou Nara.
A capacitação desta tarde foi voltada para as equipes das USF´s Antônio Alves, João Bezerra, Augusto Franco e Augusto César Leite, que integram a 1ª Região de Saúde de Aracaju. “A capacitação neste primeiro momento é voltada para enfermeiros e técnicos de enfermagem, e foi dividida em dois momentos: Saúde da Mulher e Saúde da Criança”, ressaltou a médica Priscilla Batista, referência técnica materno-infantil da Reap.
A referência técnica de Pré-Natal do Programa Saúde da Mulher da Reap, Marise Rocha, explicou sobre os fluxos da saúde da mulher. “As ações do programa baseiam-se no planejamento reprodutivo e sexual; pré-natal; prevenção de câncer de colo de útero e de mama”, disse enfatizando a importância da caderneta da gestante.
Na próxima quarta-feira, 27, os profissionais da USF Augusto César Leite ainda serão capacitados sobre a Saúde da Criança. Já no dia 5 de outubro haverá um módulo maior de capacitação para os funcionários de outras unidades de saúde no Centro de Educação Permanente em Saúde (CEPS).