Estudantes têm aula prática sobre o ecossistema e sua importância

Educação
27/09/2017 15h16

Uma manhã diferente, divertida e cheia de conhecimentos. Assim foi a aula nesta quarta-feira, 27, dos estudantes do 2º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Alencar Cardoso. Eles participaram de uma visita guiada ao Parque Municipal do Rio Poxim, localizado no bairro Jabotiana, através de uma parceria entre a Secretaria Municipal da Educação (Semed) e a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema). O objetivo da ação é sensibilizar as crianças quanto à importância do manguezal, como esse ecossistema tem que ser preservado, principalmente em cidades como Aracaju, que é cortada por riachos e rios.

A Secretaria da Educação, através da Coordenadoria de Políticas Educacionais para a Diversidade (Coped), realiza vários projetos que envolvem os estudantes da rede em visitas a vários pontos da cidade, para que eles aprendam sobre a importância do meio ambiente e as consequências de não preservar. A técnica da Coped, Jéssica Melo, fala sobre a importância de realizar ações que promovem o contato dos estudantes com a natureza.

“Estamos com vários projetos de visitas a ambientes abertos em Aracaju e, hoje, estamos em parceria com a Sema para promover conhecimento às nossas crianças. É muito importante promover atividades ao ar livre para que os estudantes conheçam o meio ambiente e os ecossistemas da nossa cidade. Queremos conscientizar os alunos sobre a relevância do meio ambiente e sabemos que eles são multiplicadores de conhecimento”, frisou Jéssica.

De acordo com o analista ambiental da Sema, Cleverton Costa Silva, essa ação faz parte da programação da visita guiada a ambientes urbanos, um projeto da Sema com vários parceiros. “A ideia desse nosso projeto é justamente receber um público diverso de várias idades, preferencialmente do ambiente escolar e acadêmico. Hoje estamos em parceria com a Semed, recebendo os alunos da Emef Alencar Cardoso, para que eles possam conhecer e interagir com um ambiente urbano em um dos espaços dentro do Parque Municipal do Rio Poxim”, explica.

“A ideia é falar sobre o cajueiro, a mangueira e a própria mata ciliar, a função dela e da relação que tem com o Rio Poxim, destacando também a importância de manter esse sistema devidamente conservado. Também estamos mostrando aos alunos sobre a convivência entre um ambiente natural e o meio urbano, que as vezes pode ser conflituosa e outras vezes harmoniosa, dependendo da população. Nosso objetivo é conscientizar as pessoas sobre a importância do manguezal e como esse ecossistema tem que ser preservado”, completa Cleverton.

Para a coordenadora pedagógica da instituição, Patrícia Batista Santos de Barros, a junção da teoria com a prática é muito importante na construção do conhecimento dos estudantes. “Visitar uma reserva ambiental é mostrar aos alunos a importância da preservação. Como eles estudam na sala de aula sobre a conservação, limpeza e o porquê do cuidado dessas reservas, essa visita como prática se torna um complemento do que foi estudado na teoria. Essa junção faz com que eles absorvam essas informações não como obrigação, mas como uma necessidade do planeta e da vida de todos, para que eles se tornem cidadãos conscientes”, analisa.

O cuidado com o meio ambiente é um assunto que envolve toda sociedade e, começar a conscientizar as crianças desde cedo, é uma etapa relevante para mobilização de toda população. O estudante do 2º ano da Emef Alencar Cardoso, Mosias Marley Oliveira Lima, conta que gostou bastante do passeio e aprendeu várias coisas sobre o meio ambiente. “Aprendi sobre as espécies das plantas, os animais que vivem no mangue e como preservar a natureza. Gosto muito da natureza e esse passeio está sendo muito bom, estou conhecendo um lugar novo e aprendendo coisas boas”, revela.