Funcaju convoca agentes culturais para se cadastrarem no Mapa Cultural

Cultura
27/09/2017 18h12

Aracaju é agora passa a contar com o Mapa Cultural, plataforma livre, gratuita e colaborativa de mapeamento que ajudará os aracajuanos e turistas a se programarem. O aplicativo online, idealizado pelo Ministério da Cultura, em parceria com o Instituto TIM, está operando e entra na fase de inscrições. Por isso, a Prefeitura Municipal de Aracaju, através da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), está convocando os agentes culturais da capital sergipana para se cadastrarem.

O Mapa Cultural, já adotado em algumas cidades, a exemplo de São Paulo e Belo Horizonte, disponibiliza uma agenda cultural que inclui shows, museus, galerias de arte, cinema, saraus, concertos, espetáculos teatrais, entre outros eventos. Com esta ferramenta é possível encontrar apresentações artísticas, opção de lazer, estabelecimentos comerciais, atrativos culturais e afins. Basta utilizar o mapa e procurar através do instrumento de localização. Todos os serviços cadastrados que estiverem relacionados ao solicitados aparecerão, facilitando a vida de quem procura praticidade.

O sistema será alimentado de duas formas: pelo poder público, que será o responsável por inserir na plataforma informações sobre os agentes culturais, programações oficiais, editais, etc; e pela própria comunidade, que poderá se cadastrar como agente cultural (individual ou coletivo) e poderá fazer divulgar suas próprias ações. Quem está com aquele projeto engavetado e busca parceiros, faça o cadastro: seu projeto será visto.

De acordo com o presidente da Funcaju, Silvio Santos, o Mapa Cultural, além de colaborativo, serve a vários segmentos, como o trade, pois oferta em larga escala as atrações culturais de Aracaju, a exemplo de show, museus. “É uma ferramenta prática que ajudará na localização de atividades que estão acontecendo na cidade. Teremos uma plataforma que levará, em tempo real, a pessoa ao local onde se desenrola o espetáculo ou show que ele quer. É um sistema inovador, que atende ao turista, a quem procura um evento, e ajuda o agente cultural, o artista”, observa.

O cadastro é fácil, basta acessar o site http://mapa.cultura.aracaju.se.gov.br/, que o usuário será direcionado como realizar o seu cadastro. Mais informações através do telefone: 3179-3678 ou 3179-3693.