Centro de Especialidades Médicas promove capacitação para recepcionistas

Agência Aracaju de Notícias
27/09/2017 18h31

Preparados para acolher e orientar da melhor forma os pacientes que necessitam dos serviços de saúde, os recepcionistas cumprem um papel de extrema importância para o pleno funcionamento dos hospitais e centros de atendimentos médicos. Tendo isso em vista, a Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e do Núcleo de Projetos Inovadores (Nuprin), promove desde a última terça-feira, 26, a capacitação dos recepcionistas das duas unidades do Centro de Especialidades Médicas de Aracaju (Cemar).

Divididas em seis encontros, as oficinas, que contam com 65 participantes, possuem três horas de duração e acontecem no auditório da Cemar do Siqueira Campos, com o objetivo de discutir a humanização, o acolhimento, o acesso e a qualidade do atendimento dos pacientes da rede especializada de saúde. "Estamos promovendo o curso para com os funcionários das recepções do Cemar porque entendemos que a recepção também propicia o cuidado, apesar de muita gente achar que ela só exerce o papel administrativo. Mas, quando a recepção desarquiva um prontuário, ela já está promovendo acesso à saúde", comenta a coordenadora em exercício do Nuprin e referência técnica para políticas de humanização na SMS, Jane Curbane.

Para que as oficinas contemplem todos os funcionários da categoria, os encontros são realizados sempre em horário de trabalho, durante a semana, e acontecerão até o mês de dezembro. "Se o usuário é maltratado na recepção, o serviço todo acaba sendo afetado negativamente, assim como o contrário causa uma impressão muito melhor do atendimento para o usuário. Por isso estamos fazendo esse investimento. Aqui temos oito recepções, no outro [unidade do Augusto Franco] são três", conta a coordenadora.

Junto à humanização, as oficinas têm o intuito de inserir os participantes aos debates relacionados à política de educação popular e saúde, ao entender que todas as pessoas têm algo a ensinar e aprender, possibilitando que o curso seja desenvolvido, inclusive, a partir das vivências pessoais de cada funcionário presente. "Participei da oficina no primeiro dia e achei ótima. Ela nos ajudou a entender a melhor forma de lidar com os pacientes. Às vezes os pacientes chegam aqui com o humor alterado e temos que dar alguma notícia não muito boa, e acaba sendo difícil até para a gente. O curso nos deu alternativas para lidar com essas situações", relata a recepcionista Brenda Ferreira.

Segundo a coordenadora do Cemar do Siqueira Campos, Luciana Dantas, impulsionar mudanças positivas a partir das pessoas que realizam o primeiro contato com o público, é de suma importância atender os usuários de forma adequada, levando as particularidades de cada caso em consideração. "Nós fizemos a solicitação da capacitação e o Nuprin abraçou a causa. Espero que o acolhimento em nossas recepções possa melhorar ainda mais e que os usuários estejam sempre sendo bem recebidos, para que o ambiente se torne mais acolhedor para eles", afirma.