De 26 a 29 de setembro, a secretária da Educação de Aracaju, Maria Cecília Leite, participa, em Brasília, do "Seminário Internacional Desafios e Oportunidades para os Anos Finais do Ensino Fundamental". O evento é promovido pelo Ministério da Educação (MEC), em parceria com o Banco Mundial, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e o Instituto Inspirare.
O seminário tem como objetivo discutir o que as escolas podem fazer para engajar e envolver os adolescentes que estão cursando os anos finais do Ensino Fundamental. A ideia é abordar também as políticas públicas que podem suavizar a transição do ensino fundamental para o ensino médio e como os sistemas educacionais podem garantir uma aprendizagem eficiente. Por isso, estão sendo realizadas mesas e rodadas de discussão com compartilhamento de resultados, painéis, palestras e exposições curtas, de 15 minutos, de experiências bem-sucedidas ou inovadoras para motivar e inspirar os debates.
A secretária Maria Cecília Leite avalia que a adolescência é "de todas as fases do desenvolvimento humano, a de maior complexidade devido às mudanças neurobiológicas intensas que acontecem nos indivíduos", por isso ela está empenhada em considerar todos os fatores de desenvolvimento humano ao investir em uma melhoria efetiva na escolarização dos jovens que estão nessa fase.
"Nós identificamos algumas limitações em nossa rede nos anos finais do ensino fundamental, como diferença do IDEB em relação aos anos iniciais, distorções entre idade e série que se está cursando, por isso é de extrema importância todas essas discussões que estamos participando aqui, esses são problemas que todas as redes de ensino público têm e nós estamos comprometidos em sanar essas deficiências para que possamos obter êxito nos resultados de aprendizagem dos adolescentes que estão nessa fase", avalia a secretária.
A secretária está acompanhada da coordenadora do Ensino Fundamental da Secretaria Municipal de Educação de Aracaju (Semed), Ana Débora França. "Está sendo uma experiência riquíssima, pois a troca de informações entre os municípios e as palestras, grupos de discussão e o compartilhamento de resultados contribuem para que possamos definir ações e formularmos estratégias e políticas para a melhoria dessa etapa de ensino", afirma a coordenadora.