Trabalho desenvolvido pela SMS é apresentado em congresso no Paraná

Saúde
28/09/2017 14h38
Início > Notícias > Trabalho desenvolvido pela SMS é apresentado em congresso no Paraná

O trabalho desenvolvido pelo Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) Itinerante está sendo apresentado no “11º Congresso de HIV/Aids e  4º Congresso de Hepatites Virais (HepAids 2017)”, em Curitiba (PR), pela assessora técnica do Programa de IST/HIV e Hepatites Virais da Coordenação de Vigilância Epidemiológica (Covepi), que integra a Diretoria de Vigilância em Saúde (DVS), Débora Kelly Santos de Oliveira. A técnica, que foi a única aracajuana a ter o trabalho selecionado, está representando a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) no evento desde a última terça-feira, 26, e prossegue até esta sexta, 29, quando acontece o encerramento.

Os trabalhos foram encaminhados de todo o Brasil, e os que foram aprovados pelo Departamento Nacional de IST/AIDS e Hepatites Virais foram convidados a fazer uma explanação sobre a experiência exitosa em suas respectivas localidades no Congresso, realizado na capital do Paraná. “Eles aprovam trabalhos de experiências exitosas que conseguiram contribuir de forma inovadora em seus serviços. Então enviei sobre o CTA Itinerante e foi aprovado”, informou Débora.

Para a técnica da SMS, é muito importante participar de um evento nacional e poder mostrar um trabalho que é rotineiro na prevenção e diagnóstico das infecções sexualmente transmissíveis em Aracaju. “É o reconhecimento de um trabalho bem executado com impacto de melhorias dos indicadores para a Vigilância em Saúde e de acesso ao diagnóstico precoce com o CTA Itinerante como estratégia de cuidado e principalmente o seguimento e tratamento dos casos positivos”, explicou.

Ainda no Congresso, Débora Oliveira participou da “Capacitação do Processo de Ressuprimento e Distribuição de Medicamentos Antirretrovirais” e da reunião de coordenadores estaduais e municipais das capitais dos programas de IST/HIV/AIDS e Hepatites Virais para planejamento de prioridades para o ano de 2018.

O Congresso

Com o tema “Prevenção Combinada”, está ocorrendo de 26 a 29 de setembro, o 11º Congresso de HIV/Aids e o 4º Congresso de Hepatites Virais (HepAids 2017), no Expo Unimed Curitiba (PR).  Participam cerca de quatro mil pessoas entre ativistas, cientistas, gestores e profissionais de saúde de todo o Brasil, além dos especialistas internacionais, confirmados. Os dois congressos são organizados pelo Departamento de Vigilância, Prevenção e Controle das Infecções Sexualmente Transmissíveis, do HIV e das Hepatites (DIAHV) da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS) do Ministério da Saúde.

A prevenção combinada representa estratégias oferecidas em relação às intervenções biomédicas, comportamentais e estruturais, tendo como foco as populações chaves e prioritárias. E estão sendo lançados os novos protocolos clínicas e diretrizes terapêuticas para prevenção e tratamento do HIV/AIDS e Hepatites Virais.