Com o objetivo de ter um maior controle de estoque, otimizar as compras e assim conseguir atender a população de forma mais ampla e eficiente, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), seguindo uma diretriz da Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), está implantando um novo sistema de controle de almoxarifado, o “Contabilis”. Os servidores que irão trabalhar com a nova ferramenta estão sendo capacitados desde o último dia 18. Na manhã desta quinta-feira, 28, o treinamento foi direcionado aos trabalhadores administrativos e aconteceu na Escola de Governo, no Centro.
O processo de transição começou no mês de julho deste ano, com as reuniões entre os técnicos da Secretaria de Planejamento Orçamento e Gestão (Seplog), SMS e da empresa contratada para fazer os ajustes necessários no sistema para atender as especificidades da Saúde, acrescentando as ferramentas, por exemplo, 'número de lote' e 'vencimento de medicamentos'. Já neste mês de setembro foram iniciadas as capacitações e inventário do almoxarifado para realizar a migração do sistema a partir de outubro.
A secretária municipal da Saúde, Waneska Barboza, explica que essa é uma ação prioritária da atual gestão, uma vez que o sistema vai otimizar o controle e o planejamento de compras através de consumos mais reais. “ Com a implantação desse sistema no nosso Almoxarifado Central iremos ter um controle maior do armazenamento dos medicamentos, insumos, matérias de consumo e materiais de expediente. A mudança vai proporcionar uma maior transparência e controle dos nossos estoques”.
A implantação do sistema vai acontecer em duas etapas: primeiro no almoxarifado central já a partir do dia 1º de outubro e depois nos sub-estoques das Unidades de Saúde da Família.