A união entre a Secretaria Municipal da Educação (Semed) e a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), através do Programa Saúde na Escola (PSE), vem rendendo bons frutos. Na realização de mais uma ação educativa visando uma vida mais saudável para os estudantes da rede municipal, o PSE, em parceria com a Faculdade Estácio de Sergipe (Fase), promoveu mais um trabalho com estudantes do município, desta vez na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) José Antonio da Costa Melo, localizada no bairro Getúlio Vargas. A ação aconteceu na tarde desta quinta-feira, 28.
No auditório da Emef, graduandos do curso de Nutrição da Fase abordaram, através de uma peça teatral, a importância da alimentação com maior valor nutricional, os perigos na escolha de alguns alimentos e as vantagens das mudanças para hábitos mais saudáveis. O público contou com alunos do 1º, 2º e 3º ano. Na sexta-feira, 28, a atividade lúdica do PSE será apresentada para o 4º e 5º ano. A diretora adjunta da Escola, Adriana Luísa, destaca que um dos sentidos pedagógicos da ação é oferecer aprendizado através da arte, uma fonte de conhecimento prazerosa e construtiva.
''O teatro, devido ao seu caráter lúdico, é uma importante ferramenta para o desenvolvimento humano e, consequentemente, fundamental no ensino e na aprendizagem dos estudantes. Ele faz com que crianças e jovens estudantes tenham contato com diversas experiências sensoriais. Hoje, por exemplo, fazendo uso dos jogos teatrais, a escola estimula os alunos a uma alimentação mais saudável, fazendo a união entre o prazer de comer bem e o prazer de aprender'', relata a diretora.
Rejane Rocha, aluna do curso de Nutrição da Fase, foi uma das futuras nutricionistas que apresentaram a peça. Ela conta que os benefícios dos alimentos naturais e os malefícios de muitos industrializados têm que ser bem compreendidos desde cedo. ''Fizemos uma encenação sobre as frutas poderosas, mostrando a importância delas na alimentação, que elas contém vitaminas, sais minerais, nutrientes essenciais para o crescimento e desenvolvimento das crianças. Além disso, falamos sobre o quanto o refrigerante pode ser um vilão. É bom ver que as crianças compreenderam, participaram e gostaram, para passarem a seus pais como é fundamental se alimentar bem, de maneira saudável, todos os dias'', explica a graduanda.
Empolgada, a estudante de 11 anos do 3º ano, Gabrielly Borges Assis, diz que prestou muita atenção no que a peça abordou e, de acordo com ela, vai observar melhor o alimento escolhido para ingerir a partir de agora, tentando diminuir a escolha pelos industrializados. ''Eu gostei muito da peça. Foi muito legal aprender, pelo teatro que fizeram, e porque devemos comer melhor. É muito bom saber sobre a importância da nutrição que obtemos através do consumo de frutas'', analisa.