Ação conjunta de secretarias promove coleta seletiva no Centro Administrativo

Planejamento e Orçamento
29/09/2017 10h42
Início > Noticias > 73611

Uma ação de promoção da educação ambiental, saúde e benefício social a partir da interação de secretarias municipais. Essa é a iniciativa que soma a ação da Secretaria Municipal da Assistência Social com a atuação da Secretaria Municipal do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplog) para promover a coleta seletiva de resíduos no Centro Administrativo Aloísio Campos, sede da Prefeitura de Aracaju. Todo o material coletado no prédio será revertido para a Cooperativa de Agentes Autônomos de Reciclagem de Aracaju (Cores), instalada no bairro 17 de Março.

O supervisor do Centro Administrativo, Cristiano de Menezes, e a diretora de Segurança  Alimentar da Assistência Social, Rosane Cunha, reuniram os colaboradores responsáveis pelos serviços de coleta no prédio para explicar os detalhes dessa nova medida. “A ideia é compartilharmos novas ações e hábitos relevantes para o conceito de sustentabilidade e qualidade de vida. Vamos fazer isso a partir do nosso ambiente de trabalho. Pretendemos disseminar essa iniciativa de separar o lixo produzido, reduzir o depósito desses resíduos no meio ambiente, além de valorizar os catadores em sua importante atuação”, destaca o supervisor.

Também já foi instalada uma pequena estação para a coleta seletiva (papel, plástico, metal, vidro) logo na entrada do Centro Administrativo, bem como serão distribuídos recipientes específicos para cada um dos setores existente nas instalações. “Queremos também, com isso, que cada um dos servidores passe a adotar medidas semelhantes em suas residências e os próprios visitantes também sejam sensibilizados com a importância dessa ação”, complementa Cristiano.

Conceito Ampliado    

Já a diretora Rosane Cunha  salientou a importância da inclusão produtiva com a geração de renda a partir do lixo. “Esse também é um viés que perpassa o conceito de segurança alimentar. É aí que o nosso departamento entra em parceria com a cooperativa de reciclagem, onde, além de combater o descarte indevido de resíduos, passamos a oferecer uma contribuição para o trabalho desenvolvido por esses cooperados que poderão, inclusive, ter acesso a uma melhor alimentação fruto dessa ação. Nossa ideia é que, a partir daqui, essa iniciativa seja replicada em outras instalações da administração municipal e que os próprios servidores passem a ser multiplicadores desse conceito de educação ambiental “, explica.