Escola Municipal realiza mais uma ação do Projeto Alimentação Saudável

Educação
29/09/2017 16h25

Aprender sobre alimentação saudável na escola é uma forma de sensibilizar e conscientizar crianças e jovens para uma melhor qualidade de vida. É com esse objetivo que a Secretaria Municipal da Educação (Semed), através da Coordenadoria de Alimentação Escolar (COAE), desenvolve ações que promovem o contato dos estudantes da rede com informações sobre a importância de uma alimentação balanceada. Nesta sexta-feira, 29, a Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Maria da Glória Macedo, realizou mais uma ação do “Projeto Alimentação Saudável”.

Os estudantes do 1º ano da manhã participaram de oficinas de jogos e culinária, atividade que também será desenvolvida no turno da tarde com o 2º e 4º ano. De acordo com a coordenadora da instituição, Cristiane da Silva, a prática também é importante para que os alunos possam interagir e com isso aprender tudo que foi ensinado na sala de aula.

“Estamos realizando, hoje, mais uma ação do nosso projeto, com a presença e a parceria do pessoal da Coordenadoria de Alimentação Escolar. Foi o dia de colocar a mão na massa, nossos alunos fizeram seu próprio sanduíche. Queremos que eles tenham consciência do que é um alimento saudável e que pode ser bem gostoso. É importante juntar a teoria com a prática porque uma complementa a outra e queremos que nossos estudantes tenham todas as possibilidades para que possam aprender com mais facilidade”, explica Cristiane.

A coordenadora de Alimentação Escolar (COAE), nutricionista Verônica Maria, explica que a coordenadoria está acompanhando a escola desde o início das ações. “Recebemos o convite da escola e desde o mês de setembro estamos desenvolvendo atividades lúdicas com tema voltado para alimentação saudável, incentivando os estudantes ao consumo das frutas e verduras. Escolhemos algumas alternativas mais didáticas para trabalhar com os alunos e mostrar que alimentação saudável é acessível e que podemos influir em nosso cardápio”, declara.

A estudante do 1º ano, Ana Beatriz, conta que começou a consumir mais verduras depois do projeto da escola e que na ação de hoje ela fez seu próprio lanche natural. “Não gostava muito de verdura, mas hoje eu fiz um sanduíche com tomate e cenoura, não sabia que era tão gostoso, quando chegar em casa vou dizer para minha mãe e vou ensinar como fazer para todo mundo da minha casa”, revela.