Secretária recebe representantes do povo para dialogar sobre saúde

Saúde
29/09/2017 19h52

A secretária municipal da Saúde, Waneska Barboza, recebeu a visita do deputado federal João Daniel e de representantes comunitários para dialogar sobre o planejamento de ações da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) e as perspectivas de melhoria do Sistema Único de Saúde (SUS) de Aracaju, através de emendas parlamentares. O encontro aconteceu na tarde desta sexta-feira, 29, no gabinete da SMS.

Waneska explicou detalhes sobre o planejamento da SMS e as ações que já vêm sendo executadas com emendas parlamentares. “É do conhecimento da população a difícil situação financeira da Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA). Então o prefeito Edvaldo Nogueira, juntamente com a equipe de gestores, teve que buscar alternativas para adquirir recursos a fim de promover ações mais urgentes na cidade. Uma delas é o aporte de verbas de emendas parlamentares. É através desse recurso que estamos conseguindo fazer pequenos reparos e readequações nas unidades de saúde e adquirindo equipamentos”, informou.

A secretária acrescentou que isso já melhora o atendimento para a população. “Estamos trabalhando muito em diversas áreas para prestar uma saúde de qualidade para o povo. Nossa equipe vem fazendo um remapeamento da cidade para identificar as áreas de desassistência, com o intuito de planejarmos e fazermos as coberturas necessárias destas localidades. Mesmo cientes das dificuldades, estamos nos empenhando para resolver os problemas. Entretanto, isto nos demanda tempo, pois temos que cumprir todos os prazos legais”, explicou.

O deputado João Daniel se dispôs a auxiliar no que for necessário para que a PMA promova uma saúde de qualidade para a população. “Venho acompanhando toda esta situação. Sabemos dos problemas e queremos nos somar à atual gestão da Secretaria de Saúde”, disse o deputado. 

Para Urenadja Carvalho, diretora social da Associação de Moradores do Loteamento Senhor do Bomfim, conhecido por Barrosinho, do bairro Farolândia, foi uma conversa proveitosa. “Tanto pela aproximação com a secretária e sua equipe, que nos recebeu muito bem, como também pela explicação do que já vem sendo realizado para mudar o cenário. Sentimos que a gestão quer melhorar de fato. Foi algo muito positivo”, reconheceu uma das líderes da comunidade presentes.

Além da secretária Waneska Barboza, do deputado João Daniel e das representantes comunitárias, participaram da reunião, Sayonara Carvalho, diretora da Assessoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Asplandi), Monalisa Fonseca, coordenadora da Rede de Atenção Primária e as técnicas da Asplandi, Camille Aragão e Olga Dias.