Acordar cedo neste sábado, 30, para vacinar contra a raiva os cães e gatos foi o compromisso de muitos cidadãos aracajuanos, que aproveitaram a terceira etapa da Campanha de Vacinação Antirrábica, realizada pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS), através do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). A ação, que acontece hoje, se estende até às 17h, nos pontos fixos da 3ª e 4ª regiões de saúde, que compõem os bairros América, Siqueira Campos, Luzia, Ponto Novo, Grageru e Inácio Barbosa. No próximo dia 7 será o quarto e último para vacinar os animais domésticos durante a mobilização.
O jovem Adenilson Bispo dos Santos foi uma das pessoas que aproveitaram a oportunidade, e levou o gato Tonico, de 5 anos, para se vacinar na praça Franklin Roosevelt, no Bairro América. "Foi a primeira coisa que fiz hoje, e todos os anos eu venho nesta praça para vacinar o meu gato. Acho muito importante ele ficar livre das doenças, porque todos na minha casa brincam com o gatinho. Ele é o nosso xodó”, ressaltou.
A coordenadora da Ouvidoria da Saúde de Aracaju, Cláudia Pardo, também deu o exemplo de pessoa preocupada com a saúde do seu animal de estimação. “Logo cedo eu trouxe o meu Todynho para ser imunizado. Assim, eu me sinto segura quanto à saúde dele e à nossa, pois convivemos com ele em casa. Ele não é o mais lindo da campanha?”, brincou a Ouvidora, que levou o seu cãozinho até a praça Camerino, centro da capital.
De acordo com o veterinário Cassiano Fernandez, coordenador do CCZ, além desses locais, os aracajuanos podem imunizar seus bichinhos na própria sede do Centro de Controle de Zoonoses . “Já houve a etapa volante, as nossas equipes foram vacinar nas áreas mais distantes, a segunda etapa ocorreu no último sábado, 23 com pontos fixos. Hoje está acontecendo a terceira e no próximo sábado, 7, a última também com pontos fixos. Mas vale lembrar que as pessoas podem levar seus cães e gatos para serem imunizados no próprio CCZ, no bairro Capucho, vizinho ao Ibama”, informou.
No sábado, 7, a ação será realizada na 5ª à 8ª região de saúde, que são compostas pelos bairros Suissa, Pereira Lobo, Cirurgia, Santo Antônio, Industrial, Soledade, Japãozinho, Santos Dumont e Bugio. A programação completa será divulgada detalhadamente mídias sociais da SMS e da Prefeitura Municipal de Aracaju.
Descarte de material
A SMS de Aracaju preocupa-se também com o correto descarte de todo material utilizado na ação. Segundo a diretora da DVS, Taise Cavalcante, o Ministério da Saúde, através do Programa de Imunização e das resoluções da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), normatiza e padroniza todas as ações inerentes a resíduos infectantes em salas de vacinas e campanhas de vacinação.
“São imprescindíveis o uso de caixa coletoras de material perfurocortantes (agulhas, seringas e frascos das vacinas), tanto para a proteção dos trabalhadores, quanto para a proteção do meio ambiente. Todos os nossos servidores são capacitados em relação as estas padronizações, pois precisamos pensar na questão ambiental também, afinal promovemos a saúde”, enfatizou a diretora, acrescentando que as caixas coletoras são enviadas para o CCZ, e que a destinação é feita por uma empresa contratada especificamente para fazer o descarte devido desse tipo de resíduo.