Escola municipal de Aracaju promove Oficina de Bonecas de Pano

Educação
30/09/2017 15h42
Início > Noticias > 73635


A manhã deste sábado, 30, foi de aprendizado diferenciado na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Alencar Cardoso, localizada no bairro José Conrado de Araújo. Mas desta vez quem aproveitou o fim de semana para aprender mais foram os pais e funcionários, que participaram da I Oficina de Bonecas de Pano promovida pela unidade de ensino. 
 
O curso aconteceu das 8h às 11h e teve a finalidade de proporcionar socialização, trabalhar a criatividade e, principalmente, possibilitar uma fonte de renda alternativa para aquelas pessoas. O encontro também foi uma oportunidade para aproximar os moradores do José Conrado à Escola, fazendo-os compreender que a escola é um espaço deles, ferramenta de desenvolvimento e constante interação. 
 
 A diretora da Emef, Cris Souza, complementa este sentido afirmando que momentos como este fazem com que as relações fiquem estreitas e se trabalhe a questão da afetividade entre pais de alunos, funcionários e, em consequência, ambiente escolar e comunidade. Ela foi uma das alunas na Oficina e conta que realizará outras edições do curso. 

''Fiz minha boneca, estou amando. Está sendo uma experiência muito positiva, porque não é somente uma questão de estar aprendendo um novo ofício, que com certeza vai melhorar a renda de muita gente que está participando, mas também é um momento de encantamento, de trazer os pais e funcionários para um momento de alegria, compartilhamento e um novo aprendizado'', explica.
 
Aprendizado compartilhado
 
A oficina foi ministrada por Joce Carla, artesã e mãe de aluna da Alencar Cardoso. Segundo ela, a diretora Cris Souza a convidou para o projeto e ela prontamente atendeu. ''Foi maravilhoso, uma atividade proveitosa. A Escola sempre agrega muitos projetos de leituras, não só para as crianças, como para os pais de alunos. Cris é uma pessoa que sempre procura inovação para a escola. E espero que a mais mães participem da oficina nas próximas vezes'', comenta.
 
A mãe Edna do Santos conta que não pensou duas vezes em participar do curso e já vê a confecção de bonecas como micronegócio. Fui convidada pela diretora para participar, já aprendi, já fiz uma boneca, e esta será uma ótima possibilidade de poder aumentar minha renda'', relata. Já Silvaneide da Silva é funcionária da Emef e participou da Oficina para, além de aprender a confecção das bonecas, poder usar a criatividade e seu próprio talento para presentear a família e amigos. ''Estou fazendo a bonequinha para minha netinha e pelo passo que estamos, aprendemos muito, todos gostaram e não pretendo parar por aqui'', afirma.
 
Eliseu Rodrigues, porteiro da Escola, foi aprender e deu o recado. ''Sou funcionário, mas estou aqui aprendendo com a Oficina. É um dia que tiramos para participar de algo diferente.  Acho muito importante aprender a fazer as bonecas, algo que qualquer pessoa pode participar, seja homem ou mulher, de jovem a idoso, estou achando muito interessante'', conclui.