A Escola de Governo e Administração Pública (Esgap) vem assumindo um papel determinante no aperfeiçoamento da gestão municipal, a partir das diversas iniciativas de capacitação promovidas. Somente no mês de setembro, foram 676 servidores que passaram pelos mais diversos cursos de capacitação, além dos demais eventos promovidos, seja em suas próprias instalações, seja em entidades parceiras. A Esgap é uma superintendência ligada à Secretaria Municipal do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplog), e funciona na rua Boquim, 67, Centro.
De acordo com o diretor da Esgap, Bosco Rolemberg, que assumiu a função há pouco mais de 60 dias, esta era uma das premissas do prefeito Edvaldo Nogueira na busca pela valorização e motivação dos servidores municipais. “Nós buscamos dar provimento a esta demanda da administração municipal, já que isso é uma premissa para a boa oferta de serviços públicos. Um servidor capacitado e motivado vai oferecer um atendimento muito melhor ao conjunto da população”, define o diretor.
A Esgap conta ainda em seu corpo diretivo com a atuação da coordenadora pedagógica, Mônica Soares Rosário, e com a coordenadora psicossocial, Ana Dalva Trindade, na definição, logística e acompanhamento de todas as atividades desempenhadas.
Ação Sincronizada
Uma das ações estratégicas envolvendo a Escola de Governo foi o direcionamento dos cursos oferecidos com as reais necessidades encontradas no serviço público municipal. Na programação de setembro, por exemplo, foram inseridas capacitações sobre sistemas operacionais e rotinas de procedimentos indispensáveis ao bom funcionamento da gestão.
Na lista de cursos oferecidos está o de “Capacitação sobre o Sistema de Convênios do Governo Federal – Siconv”, que reuniu 36 dirigentes municipais das áreas de Planejamento e Captação de Recursos, e foi realizado numa parceria com a Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag) e o Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE-SE).
Também em setembro foi realizado o I Ciclo de Treinamento Integrado da administração municipal, cujo foco foram os principais sistemas operacionais, envolvendo 300 servidores das áreas administrativa e financeira de diversas secretarias e órgãos, numa ação conjunta da Seplog e da Secretaria Municipal da Fazenda (Semfaz).
Outra ação importante foi o “Treinamento sobre a Nota Fiscal Eletrônica” , que buscou atualizar conhecimentos sobre o novo sistema de nota fiscal eletrônica, reunindo mais de 300 contribuintes, funcionários públicos federais, estadual e municipais, além de colaboradores do Sebrae e Sesc.
Ainda em setembro, foi iniciada a programação do ciclo de palestras motivacionais que se estenderá ao logo do ano, com a realização da palestra “Motivação e Liderança” , com o administrador e coach Moabe Teles, cujo objetivo foi o de estimular a criatividade, produtividade e inovação. O público–alvo foram 40 dirigentes das secretarias e órgãos municipais.
Reuniões
Como espaço de reflexão, debate, formulação e avaliação de políticas públicas, a Escola de Governo também oferece suas instalações para que os diversos entes da administração municipal possam realizar seminários temáticos, reuniões, encontros e eventos correlatos aos objetivos da administração.
Nesse sentido, também no mês de setembro, lá foram realizados: Encontro dos Grupos Temáticos do Seminário para Formulação da Política Municipal para População em Situação de Rua de Aracaju (Secretaria Municipal de Assistência Social); Reunião Motivacional com Equipe de administradores financeiros da Secretaria Municipal da Saúde (SMS);Reunião da Diretoria de Gestão de Pessoas, da Secretaria Municipal de Educação (Semed); Trabalho Social com Famílias “Aprimorando Práticas e qualificando as ações do Plano Integrado de Assistência às Famílias (PIAF)” - Secretaria Municipal de Assistência Social; além da Reunião com dirigentes responsáveis pela política de Igualdade da Secretaria Municipal de Assistência Social.
“Tudo isto mostra o quanto já andamos e o quanto ainda temos a evoluir, já que o nosso objetivo, compartilhado com o secretário de Planejamento, Orçamento e Gestão, Augusto Fábio Oliveira, é o de transformar a Escola de Governo em ‘Escola de Gestão’, dinamizando as ações dentro dos focos estratégicos definidos. O trabalho só está começando”, define Bosco Rolemberg.