Projeto Conta Cidadã segue orientando estudantes sobre consumo consciente

Educação
02/10/2017 17h33
Início > Noticias > 73656

Durante todo o mês de outubro, escolas da rede municipal da Educação de Aracaju continuam sendo contempladas com o Projeto Conta Cidadã - Energisa, uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação (Semed), Energisa e a Cooperativa dos Agentes Autônomos de Reciclagem de Aracaju (Care). Além de orientações sobre o consumo consciente e formas de economia, os estudantes aprendem sobre os cuidados com o meio ambiente.

A escola contemplada nesta segunda-feira, 2, foi a Emef Papa João Paulo II, localizada no bairro Santa Maria. As atividades seguem nos próximos dias 16 e 23 de outubro nas Emefs Sérgio Francisco e Arthur Bispo do Rosário, respectivamente. As ações do Projeto são realizadas nas escolas por meio de palestras, slides, e contação de histórias. Sua culminância acontece na troca de lixo reciclável por descontos na conta de energia através de portos de trocas autorizados na capital sergipana.

Segundo a diretora da Papa João Paulo, Silvana dos Santos, projetos como este fazem com que os estudantes se tornem multiplicadores de ações que cuidam do meio ambiente através da reciclagem. "Os alunos ficaram bem empolgados. Alguns deles têm pais que são agentes de reciclagem vinculados a cooperativas ou que vendem nos ferros velhos do próprio bairro, então a palavra reciclar, para a maioria, está relacionada à geração de renda. Nos cabe agora orientá-los de que esta é também uma ação de cuidado com o meio ambiente'', comenta. 

Orientado pela Semed, Adriano dos Santos é cooperado da Care e oferece Educação Ambiental às escolas através de suas palestras. Ele participou do Conta Cidadã na Emef Papa João Paulo junto à equipe da Energisa. "Para nós da Cooperativa é fundamental fazer este trabalho nas escolas porque acabamos por receber materiais reutilizáveis de mais qualidade. A gente acredita que as crianças têm o poder de levar o que aprendem aqui para seus lares. Por isso, a ideia é que a gente multiplique a iniciativa e aumente a quantidade de material reciclável. Para isso, a gente precisa que a população participe'', afirma o agente.

As alunas Sabrina Adrielly  e Ana Gabrielly, do 4º ano, assistiram a ação do projeto na escola e se mostram dispostas a participar. Sabrina diz que é importante saber sobre reciclagem para crescer com mais conhecimento sobre como ajudar a preservar a natureza. "É preciso que a gente saiba como reciclar os vasos de plástico, as latinhas e os papéis. Assim eu ajudo o meio ambiente'', explica.  Ana Gabrielly, conta que se surpreendeu com tudo o que aprendeu. "Aprendi que não gastar água ou energia à toa é tão importante quanto assistir desenho, comer, mexer no celular. Se não reutilizarmos os materiais o mundo vai ficar muito poluído, nunca vai ficar limpo e não vamos nos sentir bem nele'', detalha.