Sustentabilidade e economia: Sema e Energisa realizarão projeto Conta Cidadã

Meio Ambiente
04/10/2017 20h01

Mais economia no bolso do cidadão através de práticas sustentáveis. Essa é a proposta do projeto Conta Cidadã, idealizado pela Energisa, empresa privada do setor elétrico, que oferece distribuição, geração e comercialização de energia elétrica. Em parceria com a Prefeitura Municipal de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema), acontece nesta sexta-feira, 6, uma ação na praça Tobias Barreto, bairro São José, com o intuito de difundir o Conta Cidadã para a população aracajuana. 
 
O Conta Cidadã é um projeto de conduta consciente que funciona desde 2014 e visa oferecer desconto na conta de energia daquele consumidor que efetue a entrega de materiais recicláveis nos pontos de coleta da ação. De acordo com a supervisora do projeto, Kátia Lina, atualmente há cerca de 15 pontos de coleta de recicláveis espalhados pelos bairros de Aracaju, principalmente nos mais carentes, já que o principal público do projeto são famílias de baixa renda. Destes 15 pontos, 12 são móveis, que circulam semanalmente pelos bairros de Aracaju; e 3 pontos são fixos, localizados nos bairros José Conrado de Araújo,  Siqueira Campos e Dezoito do Forte.

“O projeto Conta Cidadã compreende a questão de diminuir os impactos ambientais, trazendo uma maior sustentabilidade para o meio ambiente e também reduzir a questão de inadimplência dos consumidores que muitas vezes não conseguem pagar sua conta de energia. Pensando nisso, decidimos formar parceria junto à Sema para difundir essa proposta para toda Aracaju”, esclarece a supervisora do projeto Conta Cidadã, Kátia Lina.

De acordo com o analista ambiental da Sema, Cleverton Silva, é de suma importância essa parceria da Sema com um órgão privado que realiza esse tipo de projeto visando a uma conduta mais consciente. “A Sema irá firmar um termo de parceria com a Energisa com o objetivo de fortalecer as ações do projeto, incentivando a sua continuidade em 2018, pois é importante mostrar para a sociedade uma reflexão sobre práticas mais conscientes e, ao mesmo tempo, beneficiá-la através destas ações. 

Ação 
 
Nesta sexta-feira, 6, das 8h às 12h, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente e a Energisa disponibilizarão na praça Tobias Barreto, um ponto de coleta seletiva, a fim de que o consumidor que tenha interesse em ser beneficiado pelo desconto na sua conta de energia realize a entrega de materiais recicláveis. 

Ainda de acordo com Lina, basta o cidadão levar o seu material reciclado junto com uma fatura de energia elétrica para realização do cadastro e ganhará na mesma hora o desconto na sua conta de energia. “Cada material tem um valor. A classe de materiais é dividida em metal, vidro, plástico e papel. Por exemplo, a latinha tem o preço hoje de R$ 2,80 o kg. Então o cidadão leva o seu material reciclado que será pesado e posteriormente esse quantitativo é convertido em desconto de forma automática, pois utilizamos um sistema online interligado ao nosso cadastro com as informações dos consumidores. Ele não precisa pegar o comprovante e ganhar o desconto. No momento da entrega isso já acontece”, explica. 

Kátia Lina também explica que os clientes também podem realizar o cadastro na ação dessa sexta-feira e, posteriormente, levar o material reciclável em qualquer ponto de coleta da cidade disponibilizado pela empresa. Mesmo o projeto sendo destino principalmente para famílias de baixa renda, não impede que demais cidadãos possam ser beneficiados. É necessário que seja pessoa física e que tenha cadastro na Energisa como consumidor dos serviços oferecidos pela organização. 

Tipos de materiais que podem ser entregues
 
Plástico: Sacos, sacolas, frascos de produtos, tampas, potes, embalagens de garrafas PET de refrigerante, água, suco; 
Metais: Tampinhas de garrafas, latas, panelas sem cabo, arames, canos;
Papel: Jornais, revistas, folhas de caderno, caixas em geral (como de papelão), envelopes, retratos, cartazes.
Vidro: garrafas, embalagens, frascos, para-brisas, copos. 

Destino dos materiais
 
 Os materiais entregues pelos consumidores na ação serão enviados para recicladoras e terão o devido reaproveitamento como matéria-prima para um novo produto utilizável.