Esgap: palestra sobre Direitos Humanos acontece nesta sexta

Planejamento e Orçamento
05/10/2017 18h04

Priorizar a temática Direitos Humanos fomentando a reflexão e o debate naqueles que são responsáveis diretos pela execução dessa política pública. Esse é o foco da palestra "Direitos Humanos na Cidade e na Gestão Municipal", que será ministrada para cerca de 30 gestores de diversas secretarias e órgãos do município de Aracaju. O evento, que é uma realização da Secretaria Municipal do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplog), acontece na manhã desta sexta-feira, 6, na Escola de Governo e Administração Pública (Esgap).

Para o diretor da Escola, Bosco Rolemberg, a ação visa a promoção do desenvolvimento  da sociedade. "Estamos vivendo um tempo no qual muitos direitos nos âmbitos social e individual estão sendo retirados. A nossa proposta é fazer com que cada vez mais sejam garantidos os direitos humanos através das ações realizadas pelo Governo Municipal. E essa garantia traz mais dignidade à população aracajuana", disse.

Convidada para falar sobre o tema, a diretora de Direito Humanos da Secretaria Municipal da Assistência Social, Lidia Anjos, explica que há muitas distorções relacionadas à temática na sociedade, que precisam ser enfrentadas no sentido de que os gestores públicos estejam aptos para operacionalizar as políticas para toda a população indistintamente. 

"Fazer esse enfrentamento passa por nos colocarmos dispostos a debater nosso território, suas problemáticas e nossos próprios preconceitos sobre os temas que envolvem a complexidade dos direitos humanos, dentre estas a violência, buscando fomentar nos agentes públicos a sensibilidade para olhar o que na maioria das vezes está oculto", pontuou Lídia Anjos, enfatizando que ao mudar o olhar, o cidadão, consequentemente, muda a forma de pensar e agir.