Classe artística comemora lançamento do Mapa Cultural de Aracaju

Agência Aracaju de Notícias
09/10/2017 14h00

Na manhã desta segunda-feira, 9, a Prefeitura Municipal de Aracaju, através da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), apresentou o Mapa Cultural de Aracaju, uma ferramenta que busca identificar e dar visibilidade às ações culturais que ocorrem na capital. O evento contou com a adesão da classe artística, que prestigiou o evento e comemorou a integração entre a cultura e a tecnologia.

A plataforma já está em funcionamento, dessa forma, qualquer agente cultural pode se cadastrar e disponibilizar online o seu trabalho ou evento. O mapa faz parte do esforço da gestão de criar uma cidade inteligente, onde a tecnologia está à serviço da sociedade. No âmbito da cultura, o projeto irá beneficiar tanto artistas, quanto o público, que terá acesso à agenda cultural do município.

Com uma vasta e diversa riqueza cultural, Aracaju poderá atrair turistas com a iniciativa e fomentar o desenvolvimento dos artistas sergipanos. “O mapa é uma ferramenta fundamental para nossa cidade, porque ela vive uma efervescência cultural muito intensa. Por conta disso, fazer esse mapeamento nos permite identificar aquilo que nós estamos produzindo e disponibilizar ao público”, explica Heitor Mendonça, cantor e compositor.

Os artistas receberam com animação a implantação da ferramenta, uma vez que ela poderá estabelecer um novo vínculo entre a produção cultural e o mundo digital. “A relação entre a cultura e a tecnologia é muito importante, porque hoje em dia tudo acontece no mundo virtual, que virou uma extensão das nossas vidas, e a gente precisa modernizar os processos. Eu acho que a prefeitura contribui bastante para a modernização da nossa sociedade lançando uma ferramenta como esta”, comemora Heitor. 

Existe ainda a possibilidade de reforçar as parcerias entre os artistas aracajuanos, pois, além de agentes, eles também são público e prestigiam o trabalho dos colegas. “O mapa é uma ferramenta que abre portas para qualquer tipo de atividade cultural. Nós temos agora um espaço para divulgar nosso trabalho e conhecer o cenário cultural daqui. Ele é interessante para trocar experiência com os outros artistas e espero que surja uma maior integração entre a classe”, ressalta Thiago Goettenauer, artista visual e designer.

Gerações diferentes de artistas sergipanos concordam que o Mapa Cultural irá beneficiar a classe e criar uma maneira efetiva de disponibilizar o conteúdo produzido por eles. “A ferramenta é de extrema importância, pois irá subsidiar os agentes de cultura ao garantir acesso aos espaços significativos para as ações culturais” afirma Antônio Amaral, integrante do grupo Cataluzes.

O músico Lucas Campelo também concorda com esse ponto de vista. Ele acredita ainda que o Mapa abrirá portas e reforçará a profissionalização dos artistas. “Eu acho muito interessante. Toda situação em que se criam meios para profissionalização da nossa área, a gente agrega novos valores e movimentos para os profissionais. Eu acredito que o mapeamento vai ser muito produtivo para todos nós” ressalta.

Para cadastro no Mapa, os interessados devem acessar o site http://mapa.cultura.aracaju.se.gov.br/ e serão direcionados a área específica. Também é possível disponibilizar online programações oficiais, editais, exposições, sessões, shows, entre outras informações relativas aos eventos.