Escolas comemoram Dia das Crianças no Parque da Sementeira

Serviços Urbanos
09/10/2017 17h32

Em comemoração ao Dia das Crianças, celebrado no próximo dia 12, o Parque Augusto Franco, mais conhecido como Parque da Sementeira, ficou lotado de meninos e meninas, nesta segunda-feira, 9. Durante todo o dia, cerca de 1.500 crianças, com idade entre 2 e 11 anos, das escolas particulares e públicas da capital, aproveitaram cada metro quadrado da área verde para brincadeiras, atividades físicas e uma recreação diferente. 
 
"A previsão é que, diariamente, uma média de mais de mil crianças de diversas escolas visitem a Sementeira. Estamos recepcionando as escolas e limpando o parque para melhor acolher a todos", disse Maria Arcieri, gerente-administrativa interina do Parque da Sementeira.
 
As crianças aproveitaram para brincar à vontade e estabelecer o contato direto com as espécies de árvores da Mata Atlântica existentes no parque, além de desenvolverem atividades no parque infantil e na quadra poliesportiva.
 
A professora Jaqueline Lima, que acompanhou a visita dos alunos da Escola Estadual Professor Arthur Fortes, do Conjunto Inácio Barbosa, explicou que a presença dos alunos é uma ação comemorativa e de cunho pedagógico. “Comemorar o Dia das Crianças no parque é uma ótima experiência. Hoje, eles puderam brincar, lanchar e ao final coletaram todo o lixo produzido. Isso faz com que eles percebam os cuidados que devemos ter com o meio ambiente”.
 
Para Suely Bezerra, professora do maternal da escola particular Filos Mater, comemorar o Dia das Crianças no Parque da Sementeira é excelente para o contato dos pequenos com a natureza. “É muito bom aproveitar o sol, o ambiente da natureza e o ar puro que ela pode proporcionar. Passar o dia aqui é passar um dia saudável, com alegria e bem-estar”.
 
“Trouxemos 60 crianças que aproveitaram de forma saudável o dia. Eles apreciaram o lago, brincaram no parquinho e jogaram bola. A Sementeira é um local com muita área verde para eles brincarem e correrem. Portanto, é sempre um destino certo pela boa estrutura que oferece”, acrescentou Emanuelli Farias, diretora do Centro Educacional Manaim, da Zona de Expansão de Aracaju.
 
Visita do Projeto Ujacará
 
Ainda nesta segunda, em uma manhã recheada de descobertas e troca de conhecimentos, os estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Professor Diomedes Santos Silva, localizada no bairro Santa Maria, estiveram no Parque Augusto Franco. A ação faz parte do Projeto Ujacará e a visitação é resultado da parceria entre a Secretaria Municipal da Educação de Aracaju (Semed) e a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema).
 
Espaço de Lazer
 
O Parque da Sementeira conta com parque infantil, campo de futebol, quadra poliesportiva, espaço com aparelhos para exercícios físicos, pista para caminhada, quiosques para piqueniques, sanitários, lagos, e iluminação adequada. Os frequentadores podem contemplar também uma vasta área verde com mais de 112 espécies de árvores frutíferas, exóticas, floríferas e da Mata Atlântica. Uma atração à parte são as aves raras como pica-pau, arara pequenina, joão-de-barro, canário, gavião, coruja, rolinha-do-Pará, entre outras.

Funcionamento do Parque
 
No dia em que se comemora o Dia das Crianças, 12 de outubro, o Parque da Sementeira será uma das opções de lazer para as famílias. O funcionamento será em horário normal, das 5h às 21h.