Alunos da Escola Bispo do Rosário participam de ação sobre educação ambiental

Educação
23/10/2017 18h15

O Projeto Conta Cidadã, uma parceria entre a Secretaria Municipal da Educação (Semed), Energisa e a Cooperativa dos Agentes Autônomos de Reciclagem de Aracaju (Care), continua envolvendo as escolas da rede municipal no sentido de promover nos estudantes a conscientização acerca do consumo de energia. Nesta segunda-feira, 23, representantes do Projeto estiveram na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Arthur Bispo do Rosário, localizada no bairro São Conrado.

Assim como vem acontecendo nas demais escolas mantidas pela Semed, a equipe do Conta Cidadã realizou palestras, apresentou imagens e proporcionou um ambiente de interação com os alunos. Dentro do tema "consumo consciente", houve ainda a abordagem da importância em preservar a natureza e também as formas de economia que podem auxiliar tanto na redução da conta de energia, quanto no cuidado com o meio ambiente. Foi explicado aos alunos também sobre o desconto que seus pais ganham na conta de energia se fizerem seu cadastro e passarem a doar o lixo reciclável nos postos de coleta.

A técnica em Educação Ambiental da Coordenadoria de Políticas Educacionais para a Diversidade (Coped/Semed), Valtenísia Ribeiro, explica que a educação sobre o consumo consciente é um papel da escola também, já que através da educação ambiental são desenvolvidos valores, habilidades e competências.

"O objetivo da Semed é, através da educação, construir uma sociedade que concilie evolução e consumo sem destruir o meio ambiente. Por isso visamos auxiliar as atividades que já são realizadas cotidianamente pelas escolas, com o intuito de abordar questões de desenvolvimento sustentável e, consequentemente, uma melhor qualidade de vida para todos", destaca a técnica.

De acordo com a diretora da Emef, Jocivania Gomes, projetos como esse são sempre bem-vindos pela direção da Escola e pelos alunos, que se interessam em aprender pela forma dinâmica que é apresentada.

"Os alunos estão recebendo o projeto com muito entusiasmo, porque tudo para eles é novidade. Coisas que eles já sabiam, outras coisas novas. Até os mais novos conseguem entender porque o pessoal do Projeto usa uma linguagem diferente, dinâmica. Os alunos mais velhos participaram, fizeram perguntas, e disseram que vão levar o que aprenderam aqui para aplicar em casa", comenta a diretora.

A engenheira ambiental da Energisa, Joyce Baracho, conta que os esforços em educar as crianças para atitudes ecologicamente saudáveis resultarão em um futuro com menos desmatamento e desgaste natural. "Nós estamos fazendo o trabalho de educação ambiental com os alunos para ensinar a eles a coleta seletiva em casa ou até mesmo aqui na escola, separando o material orgânico e até mesmo resto de comida, casca de fruta, os materiais de higiene pessoal, dos materiais que são recicláveis, o que a gente chama de lixo seco", evidencia.

A estudante Iara Oliveira, de 11 anos, está no 3° ano. Ela conta que aprendeu a reciclar e agora sabe o que fazer com o lixo. "Temos que reciclar o máximo que a gente puder para não ficar aquela sujeira na floresta. Tem pessoas que jogam na rua o papel, o alumínio e o vidro, mas nós podemos jogar separadinho e o pessoal da reciclagem reutiliza e o nosso meio ambiente não fica tão sujo", explica.