5º Seminário Fé e Política Dom Helder Câmara acontece em Aracaju

Agência Aracaju de Notícias
23/10/2017 18h28

O auditório do Tribunal de Contas do Estado recebeu nesta segunda-feira, 23, o 5º Seminário Fé e Política Dom Helder Câmara. O evento, realizado pela Arquidiocese de Aracaju, contou com o apoio da Prefeitura e reuniu diversas autoridades. Nesta edição, o tema escolhido foi “Fraternidade e políticas públicas”. Já o lema foi “Justiça e paz se abraçarão”.

Para o arcebispo metropolitano de Aracaju, Dom João José Costa, o Seminário reforça a importância da Igreja debater assuntos tão atuais. “É muito importante a Igreja convocar nossas lideranças políticas diante deste momento tão crítico em que atravessa a nossa sociedade. Creio que nós temos a grande responsabilidade nas escolhas dos nossos líderes, dos nossos representantes, mas precisamos acompanhá-los para que assumam com responsabilidade a escolha que foi feita deles para governar e para servir o povo. Então é fundamental que estejamos atentos a tudo isso”, destacou.

Para o Dom João, a primeira motivação para esse evento promovido pela Arquidiocese é a fé.  “Esse encontro de hoje não é para jogar pedra em ninguém, mas é para a gente se colocar à frente dos desafios que atravessam o nosso país a partir, também, da fé. A fé marcada pelo compromisso social, compromisso com a realidade do nosso país”, pontuou o arcebispo metropolitano de Aracaju.

Representante do prefeito Edvaldo Nogueira, Renato Telles caracterizou o Seminário, que tem como objetivo servir de farol e estímulo para o trabalho dos agentes públicos, como louvável e uma iniciativa importante para todos. “No momento em que o país atravessa, um evento como esse serve de estímulo para o trabalho de entes públicos e é de extrema importância para o bem comum”, afirmou.

Também presente no evento, o governador Jackson Barreto se colocou à disposição para contribuir dentro das possibilidades. “Estou aqui menos para falar, mais para ouvir, mais para aprender, e dentro daquilo que cabe a nossa competência, eu me coloco à disposição. A sociedade esta cobrando muito dos governantes diante da crise e parabenizo essa ação evangelizadora”, disse.

Palestra

O Seminário contou ainda com uma palestra do doutor em Ciência Política (UFPE) e Bacharel em Comunicação Social (UNICAP), Marconi Aurélio e Silva. Ele, que atualmente coordena o curso de Relações Internacionais do Centro Universitário Tabosa de Almeida (ASCES-UNITA), falou sobre a relação entre política e religião no cotidiano.

"Nós não podemos deixar de fazer uma reflexão sobre o que é fraternidade,  sobre a sensação de crença coletiva, da ideia histórica. A temática proposta no evento não é algo muito usual, mas é totalmente atual", finalizou.