Fundat possibilita jovens ingressarem no mercado de trabalho

Formação para o Trabalho
24/10/2017 10h10
Início > Notícias > Fundat possibilita jovens ingressarem no mercado de trabalho

Oportunizar mudanças e possibilitar novos caminhos. É com esse lema que a Fundação Municipal de Formação para Trabalho (Fundat) desenvolve e executa serviços ligados à  qualificação, empreendedorismo e encaminhamento ao mercado de trabalho, destinado ao aracajuano. Um deles é o curso de Vendedor em Shopping, criado com a proposta de facilitar o ingresso do cidadão ao campo profissional, como também auxiliar no preenchimento das demandas de contratação provenientes deste nicho de mercado.

Com carga horária de 30h, a capacitação aconteceu pela primeira vez no mês de julho. Agora, ela está sendo realizada em duas turmas - manhã e tarde, ministrada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). O curso divide-se nos módulos Gestão Comportamental (10h) e Gestão de Vendas (20h), e segundo a professora, Michele Resende, a ideia é procurar sempre trazer uma metodologia diferente para cada turma. "São turmas bem jovens e alguns estão recebendo as primeiras pinceladas nessa área. Quem se dispor a encarar desafios e colocar as informações adquiridas em prática, ao final, alcançará bons resultados", afirma Michele.

Ela ressalta que, aqueles que ainda não têm experiência no ramo de vendas, são mais fáceis de ser treinados, pois não possuem muitos vícios comportamentais. "Podemos treiná-los do zero para que tenham capacidade de encarar os processos seletivos. Nas aulas, focamos em mostrar a postura profissional mais adequada, por meio de atividades práticas", acrescenta a professora, salientando a importância de parcerias que impulsionam a empregabilidade. "É uma oportunidade e ela deve se repetir sempre que puder, porque estão entregando mão de obra qualificada para o mercado de trabalho de uma forma social e isso é muito pertinente", finaliza.

A parceria mencionada refere-se aos jovens atendidos pela Secretaria Municipal da Juventude e do Esporte (Sejesp) e pelo Instituto João Carlos Paes Mendonça (IJCPM) que também estão inseridos na capacitação, a fim de iniciar a carreira profissional e a busca pelo primeiro emprego. "São jovens que precisam de uma oportunidade para começar a ter as suas primeiras experiências profissionais e o aprendizado é a primeira etapa nesse processo de desenvolvimento", explica a diretora de Empreendedorismo e Cooperativismo da Fundat, Rosana Amaral.

Transformando vidas

A aluna Brenda Moraes, 24, estuda Gestão em Recursos Humanos (RH) e trabalhou com vendas há um ano e oito meses. Ela soube do curso pelas redes sociais da Fundat e decidiu se inscrever. "A necessidade não é só apenas por condições financeiras, mas psicológicas também, preciso trabalhar para me sentir útil e o curso é uma oportunidade de conseguir um emprego", acredita Brenda, que está à procura de trabalho no ramo.

"Aqui faz a gente se desenvolver e é a primeira vez de muita gente. Aprendemos a como fazer um currículo, falar em público e como se comportar em uma entrevista de emprego. Está sendo excelente", conta a participante. Ela também revela que trabalhar com vendas é uma maneira de entrar em contato com aquilo que mais gosta: estar em contato com pessoas e solucionar problemas. "A professora ensina a não ser apenas mais um vendedor, mas a ser o melhor e a ter um diferencial para se destacar", destaca.

Moradora do bairro Coroa do Meio e estudante do Ensino Médio, Eduarda Souza tem 19 anos e há sete meses faz parte do IJCPM. O que a estudante mais deseja é adquirir conhecimento para conseguir o primeiro emprego. "Estou achando legal por que nos incentiva a ter uma carreira para quem quer uma oportunidade e não tem conhecimento do que é uma marca e de como abordar um cliente" comenta Eduarda.

Dominique Santos, 30, moradora no bairro Industrial, conta que já trabalhou com vendas em um supermercado há três anos. "Sempre vou à Fundat saber das oportunidades e foi assim que fiquei sabendo do curso. Essa é uma área que eu gosto e está crescendo no mercado, principalmente nos shoppings", acentua a aluna, ressaltando a importância de ter participado do processo seletivo para ingressar no curso.

"A seleção encaminha pessoas que não têm oportunidade. Colocar pessoas para se capacitar gratuitamente é uma iniciativa muito produtiva da Fundat. Estamos conseguindo melhorar ainda mais e para quem nunca teve contato com o setor de vendas está tendo uma ótima chance de aprender", afirma Dominique.