Crianças acolhidas pela Assistência brincam muito no Parque de Diversões

Família e Assistência Social
24/10/2017 23h18
Início > Noticias > 73981

Luzes coloridas, cheiro de pipoca e uma linda e doce fuga da rotina. Estamos falando do parque de diversões, lugar que provoca diversas sensações e faz os olhos de crianças, adolescentes e adultos brilharem.  Com o objetivo de proporcionar às pequenas e aos pequenos, que estão em sistema de acolhimento, um momento de integração e lazer, a Secretaria Municipal de Assistência Social de Aracaju, em parceria com o Tribunal de Justiça de Sergipe, levou aproximadamente 60 crianças, nesta terça-feira, 24, para uma tarde recreativa no American Park, que está localizado atualmente no estacionamento de um dos shoppings da capital sergipana.

O trabalho intersetorial já é uma marca desta gestão. Em vários momentos a Secretaria de Assistência buscou o apoio de outras pastas da Prefeitura de Aracaju para a realização de projetos e, dessa vez, encontrou no Tribunal de Justiça a oportunidade para fortalecer a autoestima das crianças e adolescentes.

Para a vice-prefeita e secretária da Assistência Social, Eliane Aquino, um momento como esse é de grande relevância, principalmente pelo olhar sensível do Tribunal para meninas e meninos. “Fazer um ato desses em parceria com o poder judiciário é proporcionar um dia de alegria. Para muitas pessoas um dia no parque pode ser extremamente comum e sem significado, mas para essas crianças é algo extremamente importante, tendo em vista todos os entraves que elas passaram ao longo dos poucos anos de suas vidas. Quero agradecer demais ao poder judiciário por esse olhar especial para as nossas crianças e espero que mais parcerias vitoriosas como essa aconteçam”.

A coordenadora da infância e juventude do Tribunal de Justiça, Iracy Mangueira, acredita que através de ações como essas, em conjunto, é possível garantir direitos. “Pensamos nessa ação e procuramos a parceria com a Prefeitura de Aracaju e outros municípios de Sergipe para esse dia diferenciado da rotina que todas essas crianças e adolescentes vivem. A ideia é que eles também encontrem outras pessoas de cidades vizinhas. As crianças têm o direito pela nossa constituição a ter atividades de lazer, então o dia de hoje também é uma forma de garantir os direitos delas”.

Magna Simone é mãe social da Casa Lar III e comenta a emoção causada nas crianças em um dia de descontração como esse. “Eu percebo nos olhinhos dos meus filhos sociais o quanto eles estão felizes. Muitos deles têm histórias de vida extremamente difíceis e nesse momento é como se aqueles medos não existissem. Um ambiente lúdico como esse estimula a imaginação das crianças, o que as deixa mais felizes”

C. tem nove anos, mora em uma das unidades de acolhimento da Assistência e visitou pela primeira vez um parque de diversões. Com tantas opções, ele não sabia direito com o que brincar, mas estava muito feliz. “São tantas coisas, aqui é tudo tão colorido. Eu já brinquei em tantos brinquedos e ainda faltam vários. Não sei pra onde vou, é muita brincadeira pra brincar aqui”, conta já correndo ao encontro do carrossel.

Além das crianças e adolescentes vinculados à Secretaria Municipal de Assistência de Aracaju, o Tribunal de Justiça trouxe até o parque usuários das cidades de Arauá, Umbaúba, Canindé, Itabaiana, Simão Dias, Santo Amaro, Pirambu e Propriá.