Na manhã desta quarta-feira, 25, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat), lançou o novo espaço de atendimento ao cidadão, localizado na mais recente etapa de expansão do shopping Riomar Aracaju, inaugurada no mesmo dia e solenidade. O local funcionará das 10h às 18h e ofertará os serviços de cadastro de currículo e emissão de Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), ambos já realizados na sede da Fundação, situada na rua Pacatuba, 104, Centro.
De acordo com a diretora de Empreendedorismo e Cooperativismo da Fundat, Rosana Amaral, é extremamente importante levar ao público que frequenta o shopping serviços públicos que ainda não existiam. "É mais um caminho, uma facilidade. Com a crise, muitas pessoas estão à procura de emprego e nós podemos ser um elo com o mercado em geral e os lojistas que necessitam de mão de obra e possuem vagas de trabalho. Queremos recebê-los aqui e fazer essa ponte, pensando em agilizar os processos de contratação", explica a diretora.
Ela ainda ressalta o empenho da equipe da Fundação dedicada à preparação do espaço, que conseguiram estruturá-lo em pouco tempo e com recursos limitados. "Conseguimos deixar o local o mais confortável e aconchegante possível por que o cidadão merece. Cada detalhe foi montado com muito carinho e preocupação até o último minuto para que aracajuano se sinta muito bem acolhido. A nossa meta é prestar o melhor atendimento e entregar o serviço da melhor forma. Estamos muito felizes com tudo isso", acrescenta Rosana.
Para o presidente da Fundat, Luiz Roberto Santana, é fundamental conhecer as demandas do mercado para ter assertividade na organização de projetos e programas. "Estamos investindo muito no eixo shopping center. Justamente por entender que é um ramo fértil atualmente em Sergipe. Se há demanda, vamos preparar os aracajuanos para a inserção nessas vagas. Isso é ter sensibilidade e a partir dai promover mudanças reais na vida das pessoas. Não estamos interessados em números, nosso interesse é mudar destinos", afirma.
Do aprendizado à prática profissional
É o primeiro dia de trabalho de Gabriel Anjos, 20, na loja Arte em Azulejo, inaugurada no Riomar Aracaju. Ele estuda o quinto período do curso de Direito e também é aluno do curso de Vendedor em Shopping, oferecido pela Fundat. "Fiz a entrevista, o treinamento, passei e estou começando hoje", diz Gabriel. Segundo ele, a capacitação foi fundamental para torná-lo mais apto a conquistar a vaga. "O curso influencia porque é um peso a mais no currículo, principalmente, em uma loja inaugurada no shopping. Creio que era o que eles estavam procurando", afirma.
O aluno destaca que a cada aula, um novo aprendizado era adquirido. "Aprendi a lidar com os clientes. Me sinto bastante feliz em terminar o curso, pois é mais uma capacitação para o meu currículo e um desafio novo que é colocar em prática o que adquiri nesse tempo de aprendizado", revela Gabriel, salientando a importância da oportunidade. "É uma proposta legal, abre oportunidades para pessoas que não tem condições de pagar um curso e acaba fortalecendo o currículo e também o primeiro emprego", conclui.