Secretaria da Educação discute primeira infância em Seminário sobre Educação Infantil

Educação
26/10/2017 19h19

Com o intuito de ampliar conhecimentos pedagógicos no que diz respeito à primeira infância, a Secretaria Municipal da Educação (Semed) realizou nesta quinta-feira, 26, o Seminário Municipal de Educação Infantil - “Identidade educativa na primeira infância”. O evento foi direcionado aos coordenadores e professores das Escolas Municipais de Ensino Infantil (Emeis) e aconteceu no auditório Antônio Vieira, anexo à Escola Municipal de Ensino Fundamental Presidente Vargas.

O objetivo do seminário foi proporcionar aos profissionais da rede municipal da Educação a oportunidade de refletir sobre a identidade educativa da Educação Infantil Municipal e contribuir com o processo de elaboração do referencial curricular. A secretária adjunta da Educação, professora Antonia de Arimatéia, fez a abertura do evento e falou sobre a importância das discussões sobre as práticas pedagógicas nos primeiros anos do ensino infantil. “Nós temos a preocupação constante de melhorarmos as práticas educacionais e nesse sentido convidamos a professora Silvia Helena, doutora no assunto para facilitar esse seminário e conduzir esse momento tão importante para a nossa rede da Educação Infantil”, destacou.

A coordenadora da Educação Infantil de Aracaju, Nubia Lira, explicou que o tema se faz de extrema importância, pois é na educação os primeiros anos que os serem humanos vão começar a formar as suas identidades. “Temos que pensar a formação curricular considerando a perspectiva de valorização da primeira infância, levando em consideração que essas crianças precisam participar de um desenvolvimento humano completo, precisamos levar em conta, por exemplo, que o brincar é muito importante”, destaca.

A palestrante foi a professora doutora da Universidade Federal do Ceará, Silvia Helena Cruz, que trabalhou a temática “O trabalho pedagógico na Educação Infantil”. Entre outros temas voltados para a educação de crianças de até três anos, a professora falou sobre a importância do despertar constante e contínuo do olhar sensível dos educadores para as crianças. “Estamos tratando dos estímulos às crianças, da promoção da autonomia da criança e para isso acontecer precisamos discutir um arcabouço teórico, mas principalmente as práticas em sala e aula a estrutura que esses profissionais precisam contar”, explicou a professora.

A coordenadora da Emei Neuzice Barreto, Joilma Menezes de Aquino, aproveitou cada momento do seminário. “A Secretaria está nos proporcionando um momento de pararmos e pensarmos nas nossas práticas e sobre o que nossas crianças estão recebendo da gente”, analisa.

Seguindo o raciocínio, a professora da Emei Papa João Paulo II, Paloma Emanuele Santos, destacou que a professora convidada trouxe coisas que muitas delas já sabiam, mas que no dia a dia da escola as vezes acabam ficando em plano secundário. “É importante lembrarmos que as crianças precisam brincar, precisam correr, é importante esses meninos desenvolverem autonomia, no dia a dia da escola a gente acaba se perdendo, mas é fundamental que retomemos essa discussão continuamente, que nos atualizemos constantemente. O resultado disso é que as crianças retornam para a gente, se tornando seres humanos mais completos, mais desenvolvidos”, avalia.