Defesa Social realizará capacitação de guardas municipais para atuação na Patrulha Maria da Penha

Defesa Social e Cidadania
27/10/2017 09h52

Nos dias 30 e 31 de outubro, a Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), através da Guarda Municipal de Aracaju (GMA), realizará, em parceria com a Coordenadoria de Mulheres do Tribunal de Justiça de Sergipe, o primeiro módulo do "Curso Presencial de Formação para o Combate a Violência Doméstica e Familiar e Patrulha Maria da Penha". A iniciativa visa capacitar guardas municipais para a atuação no enfrentamento à violência contra a mulher.

De acordo com a coordenadora da iniciativa, a guarda municipal Vaneide Dias, a implantação da "Patrulha Maria da Penha" está em fase de estudos, mas uma grande mobilização vem ocorrendo para efetivar o programa. "Temos empreendido esforços para implantação da Patrulha Maria da Penha, em Aracaju. Temos dialogado  com os demais órgãos que atuam diante do combate à violência contra a mulher para garantir o fortalecimento da rede. A capacitação é um passo importante nesse processo", ressaltou a coordenadora.

O secretário da Defesa Social e da Cidadania, Luis Fernando Almeida, destaca que a "Patrulha Maria da Penha" está contido no planejamento estratégico da Prefeitura de Aracaju. " É um entendimento da prefeitura que todas as ações que possam prevenir a violência contra à mulher resultam em um impacto importantíssimo na sociedade. Afinal, esse é um fator que desagua em outros tipos de violência, a exemplo das crianças que assistem as cenas e a maneira como isso interfere em seu comportamento, na relação com os colegas e em outras situações da vida. Essa é a contribuição da prefeitura de Aracaju no sentido de aumentar a rede proteção à mulher e com isso transformar a nossa sociedade para que haja mais qualidade, respeito e humanidade", destacou.    

O curso terá duração de 16 horas e ocorrerá na base da Guarda Municipal de Aracaju, localizada no Parque Governador Augusto Franco, popularmente conhecido como Parque da Sementeira, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30. Para a primeira turma, serão disponibilizadas 30 vagas. Já nos dias 13 e 14 de novembro, ocorrerá a capacitação da segunda turma.

A formação será conduzida pela GMA junto a equipe da Coordenadoria da Mulher, do TJSE, com participação da psicóloga Sabrina Duarte e da assistente social Shirley Amanda, sob a coordenação da juíza Iracy Mangueira.  

Formação

A iniciativa visa instrumentalizar os guardiões para que possam realizar um atendimento humanizado e de escuta ativa da mulher vítima de violência. Para a formação, serão seguidos os critérios exigidos pelo Ministério da Justiça, através da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), como também serão contempladas as necessidades da "rede local" de enfrentamento à violência contra as mulheres.

Ao todo três módulos integram o processo formativo. O primeiro momento será direcionado aos cursos a distância da Senasp e as demais capacitações pautadas no Programa Brasil Mais Seguro. Entre os temas que serão trabalhados estão conteúdos voltados ao atendimento e comunicação, escuta ativa, percepções da condição de ser homem e do ser mulher, além do debate sobre a experiência cotidiana dos guardiões.

Patrulha Maria da Penha

O programa, em Aracaju, será operacionalizado pela Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), através da GMA, que tem como parceiras a Coordenadoria da Mulher do Tribunal de Justiça de Sergipe e a Diretoria de Direitos Humanos da Secretaria Municipal da Família e da Assistência Social, por meio da Coordenadoria de Mulheres do Município de Aracaju.

Segundo a guarda municipal Karla Galvão, que também atuam no processo de implantação do programa, a patrulha direciona a atuação preventiva e, também, ostensiva da Guarda Municipal de Aracaju, diante dos casos de violência doméstica. "Esse trabalho visa promover maior segurança para as mulheres em situação de vulnerabilidade, evitando o descumprimento das medidas protetivas, assim como pretende estimular que as vítimas denunciem seus agressores", ressaltou a GM, Karla Galvão.