Prefeitura de Aracaju reconstrói elo com servidores municipais

Agência Aracaju de Notícias
28/10/2017 08h15

Após um longo período de dificuldades, os servidores municipais de Aracaju têm muito a comemorar em 2017. Em todos os meses da atual gestão, os 16.530 mil funcionários receberam os seus salários em dia e celebram o Dia do Servidor Público, neste sábado, 28, com satisfação e valorização profissional. É tratando o servidor como prioridade e cumprindo com a sua responsabilidade, que a Prefeitura de Aracaju reconhece os serviços prestados à população.

Além da folha salarial de janeiro a setembro, da primeira parcela do 13º salário e das férias de 2017, a atual administração também liquidou, logo nos primeiros meses do ano, o mês de dezembro e 13º salário de 2016, deixados pela gestão anterior. Para isso, a Prefeitura investiu um montante de R$ 800 milhões, garantindo mais tranquilidade para os servidores que vinham de um intervalo de 17 meses com salários atrasados. O prefeito Edvaldo Nogueira ratifica que, em sua gestão, o servidor não é apenas prioridade: é imprescindível.

"Um dos focos da nossa gestão, desde que assumimos a Prefeitura de Aracaju, em janeiro deste ano, é a valorização dos servidores. Mesmo diante do quadro de dificuldades que encontramos, não poupamos esforços para recolocar o salário do funcionalismo público em dia. Exemplo disso é que Utilizamos todos os recursos arrecadados com  o IPTU para pagar salários. De janeiro até agora foram mais de R$ 800 milhões utilizados para pagar os servidores. Também retomamos o pagamento das titulações, do abono de permanência e do avanço da letra, que estavam congelados desde 2014. Temos tido também um diálogo aberto com todas as categorias, das quais temos ouvido as demandas e apresentado, com transparência, a situação da prefeitura. O servidor é peça fundamental na reconstrução de Aracaju. Ao longo do nosso governo, o trabalhador da prefeitura se manterá como uma das prioridades", garante. 

Há quatro anos como agente de trânsito da Superintendência de Transporte Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), Liane Vieira avalia as conquistas alcançadas desde o início da atual administração. "A valorização profissional passa pela remuneração justa e no prazo. Já conquistamos o pagamento do salário em dia e isso é muito importante. Acredito que essa gestão ainda vai fazer bastante por nós, servidores", acredita.

Jeferson Santana é supervisor geral de campo nas ações de combate ao Aedes aegypti em Aracaju. Ele conta que os profissionais passaram por um período de dificuldades, mas que a melhoria no cuidado com o servidor vem sendo percebida facilmente. "Trabalhamos despreocupados, desempenhando a função de atender a população. Hoje, estamos recebendo o salário em dia e temos a oportunidade de contribuir com a Prefeitura. Somos tratados de igual para igual, trocamos ideias, damos opiniões. Isso é uma grande conquista e acreditamos que todo mundo pode contribuir um pouco", ressalta o supervisor.

No mês de junho, os servidores públicos municipais, que têm direito ao abono de permanência, também puderam contar com o reembolso que não era assegurado há cerca de três anos. O benefício foi pago atendendo a uma determinação do prefeito Edvaldo Nogueira, que buscou resgatar esse direito do servidor, realizando, inclusive, a quitação dos retroativos represados desde 2014. Outro direito garantido, este ano, foi a Gratificação por Titulação. Através dela, o servidor efetivo, a partir da apresentação de títulos, receberá uma bonificação sobre o vencimento básico nas respectivas carreiras.

O diálogo constante com as diversas categorias de servidores também tem sido uma marca dessa gestão. Para ouvir os pleitos e desenvolver estudos de viabilidade, o prefeito Edvaldo formou uma comissão permanente de negociação, composta por representantes das secretarias de Planejamento e Gestão (Seplog), da Fazenda (Semfaz) e de Governo (Segov).

Além disso, foram disponibilizadas mais de mil novas vagas para contrato temporário, através de processos seletivos realizados pela administração. As áreas envolvidas foram Saúde, Educação e Esporte. As novas contratações irão gerar economia para o município e desafogar a rede, gerando melhores condições de trabalho e de atendimento.