Servidores têm orgulho de trabalhar na Prefeitura de Aracaju

Agência Aracaju de Notícias
28/10/2017 08h00
Início > Noticias > 74038

"Eu tenho problemas, como todos têm, mas quando chego ao meu trabalho, deixo tudo lá fora. Da porta para dentro, eu sou voluntário do povo, estou à disposição do povo. Nós trabalhamos para nossos filhos, para os amigos dos nossos filhos, para a população em geral. Quando a gente vai ao setor público, a gente quer ser bem recebido e atendido".  O depoimento é de Manoel Messias dos Santos Filho, servidor da Prefeitura Municipal de Aracaju há 31 anos. Atualmente, ele trabalha na portaria do Parque Augusto Franco, conhecido como Sementeira.

Pelas palavras, percebe-se que seu Messias é apaixonado pelo que faz. O servidor está há 12 anos na portaria do parque, cumprindo a missão que foi dada a ele.  "Eu tento fazer meu papel da melhor maneira. Sou assim desde que cheguei. Há 23 anos, conheci uma pessoa que estava no setor público e ela me indicou para trabalhar na antiga Secretaria de Abastecimento, que hoje é a Emsurb. Fui contratado para o setor de feiras livres. Eu arrumava as bancas. Dois meses depois, fui chamado para ser fiscal. Fiquei nessa área de feiras e mercados durante 19 anos", contou.

Não é somente seu Messias que tem orgulho de ser servidor municipal. O repórter fotográfico, Walter Martins, também conta como chegou à Prefeitura de Aracaju, mais precisamente à Secretaria Municipal da Educação, onde está há 12 anos. "Eu tenho 35 anos de serviços prestados. Eu vim de Penedo, cheguei à Prefeitura no dia 31 de agosto de 1982. Eu era menino de rua, mas tudo o que eu fazia era pensando no bem, sempre respeitando as pessoas. No caminho, encontrei anjos, pessoas que queriam ajudar, e uma delas foi Edvaldo Nogueira. A Prefeitura é como se fosse minha casa", afirmou.

Toda essa paixão pela profissão é traduzida no dia a dia de Walter. Ele está perto de se aposentar, mas nem pensa em se afastar da função. "Quando a gente gosta do trabalho, a gente tem receio de ficar em casa. Eu gosto de estar entre os meus amigos professores. Eu amo meu trabalho. Não quero nem pensar em aposentadoria, meu desejo é continuar trabalhando", colocou.

Reconhecimento

A gerente do Programa Auxílio Moradia, Maria das Graças Santos Oliveira, servidora municipal há 30 anos, sempre teve o trabalho pautado pelo respeito e ética. Em reconhecimento pelo serviço desenvolvido ao longo de vários anos, recebeu das mãos do prefeito Edvaldo Nogueira, na gestão anterior dele, o decreto da aposentadoria. "Na época, Edvaldo Nogueira me convidou para continuar, mas eu estava cansada, precisava me afastar. Eu acredito que fui a única funcionária que o prefeito convidou para ir ao gabinete receber o decreto da aposentadoria.  Foi uma homenagem. Eu fiquei imensamente feliz", relembrou emocionada.

Depois de sete anos afastada, dona Maria das Graças retornou ao trabalho por acreditar na atual administração. "Eu fui motivada a voltar porque estou bem de saúde e por causa do compromisso profissional e devido o compromisso do nosso perfeito. Ele valoriza a ação de desenvolvimento humano e assistência social como um todo", destacou.