Pautado pela lisura, transparência e amparado em lei, está em andamento o Processo Seletivo Simplificado com vistas a contratar temporariamente profissionais com formação e experiência em áreas de engenharia (Engenheiros e Arquitetos) que deverão acompanhar, fiscalizar e vistoriar as obras executadas pela Prefeitura de Aracaju, evitando descontinuidade e futuras paralisações. As atividades a serem realizadas pelos aprovados estão entre aquelas autorizadas pela Lei Municipal 3.747/2009, que preconiza como excepcional e de interesse público, notadamente por caracterizar a realização de serviços técnicos especializados de natureza temporária. Também não se trata de "vagas" ou vacância de cargos ou função pública, mas a necessidade temporária de absorção de uma determinada categoria para realização de determinada atividade que terá início e fim, estando consoante com o que determina o inciso IX do art. 37 da Constituição Federal.
No Edital 1, publicado no portal da Prefeitura, divulgado nas mídias sociais e devidamente publicado em veículo de circulação, os candidatos puderam ter acesso a todo o regramento e todas as condições pertinentes ao certame. No total, 274 candidatos fizeram a inscrição e puderam entregar a documentação comprobatória contidas no edital de seleção. Foram disponibilizadas 11 vagas para Engenheiro Civil, sendo que nove delas para a categoria de Fiscal de Obras, e duas para Engenheiro Orçamentista. Seis vagas foram disponibilizadas para Arquiteto, sendo que um delas é na categoria Projetista, e as outras cinco na categoria Urbanista. E para Engenheiro Floresta/ Ambiental, foi ofertada uma vaga e cadastro de reserva.
A comissão de avaliação é composta por profissionais com formação jurídica, engenharia e administração e segue rigorosamente o arcabouço do edital, além de adotar postura estritamente de avaliador. Um dos avaliadores é o advogado Fabrício Dantas, que reforça a lisura do processo e o atual estágio da seleção.
"A primeira fase do certame consistiu na entrega e avaliação de documentação comprobatória e a decida classificação, levando em consideração as exigências do edital. Se algum candidato se sentiu prejudicado teve até esta terça para entrar com recurso. Avaliaremos e publicaremos o resultado dos possíveis recursos. A próxima fase é a de entrevistas e novamente atentaremos às exigências que rege o processo", declarou. Quem não comparecer à entrevista será desclassificado automaticamente e os aprovados terão seus contratos assinados no dia 1º de dezembro de 2017.