Prefeito detalha planejamento estratégico na Emurb

Agência Aracaju de Notícias
01/11/2017 14h30
Início > Noticias > 74093

O prefeito Edvaldo Nogueira reuniu nesta quarta-feira, 1° de novembro, toda a equipe da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb) para discutir o Planejamento Estratégico com da pasta. Na oportunidade, o prefeito detalhou todo o processo de planejamento do município, enquanto o secretário Sérgio Ferrari apresentou os projetos nos quais a Emurb está inserida.
Em sua apresentação, o prefeito expôs a visão estratégica do planejamento, pontuando a missão, a visão e os valores da gestão. Além disso, destacou o andamento do Planejamento Estratégico de Aracaju, iniciado em maio deste ano.

“Agora nós estamos na segunda fase. De junho deste ano até junho de 2018 nós estamos na fase da reconstrução. A gente vem trabalhando diuturnamente para que em junho do ano que vem Aracaju volte a ser a Prefeitura que eu deixei em 2012”, destacou Edvaldo Nogueira.

Para o prefeito, o desafio maior é agir de forma planejada, tornando Aracaju referência em qualidade de vida. “O grau de mensuração da nossa eficiência é o grau de realização do nosso planejamento estratégico. É importante planejar para a gente ter resultados, e a Emurb vai ter um papel muito importante nesse novo tempo na cidade de Aracaju. Eu fico muito feliz e satisfeito porque sei que aqui a gente vai melhorar cada vez mais”, pontuou.

Projetos

De acordo com o presidente Sérgio Ferrari, a Emurb está inserida em dois focos do Plano Estratégico da cidade. O primeiro deles é tornar Aracaju uma cidade inteligente, promovendo a melhoria na infraestrutura e acessibilidade dos bairros da cidade. Já o segundo é relacionado à promoção do desenvolvimento urbano e econômico sustentáveis, por meio da reestruturação do Plano Municipal Integrado de Saneamento Básico.

“Nós vamos participar de vários projetos, mas esses dois são os que a Emurb é líder. Além disso, nós participamos de vários programas, por exemplo, na Saúde: um deles construir uma maternidade. A Emurb vai trabalhar não como líder desse projeto, mas como coadjuvante, como aliada da Saúde para essa construção”, explicou o secretário.

Segundo Ferrari, os projetos que a Emurb vai liderar se subdividiram em 116 ações. Para melhorar a infraestrutura cidade, foram definidas as prioridades baseadas nos bairros da zona Norte que não estão pavimentados. “Recentemente, o prefeito assinou uma emenda de orçamento da União de R$ 63 milhões, e no momento nós estamos elaborando muitos projetos, como Jardim Bahia e Japãozinho. A meta do prefeito é que na zona Norte de Aracaju não fique um bairro sequer sem pavimentação”, informou.

Ainda segundo o presidente da Emurb, no total, são 114 ações programadas para o período de 2017/2020, num investimento superior a R$ 500 milhões. “A partir de agora nós vamos montar o nosso gabinete de acompanhamento do Planejamento Estratégico e, cada vez mais, nós vamos convocar nossos colaboradores a tomar conhecimento do que está acontecendo e do papel de cada um na execução desses projetos”, finalizou.