Programa Saúde na Escola garante melhor desempenho de alunos em Aracaju

Saúde
04/11/2017 13h47
Início > Noticias > 74117

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS), através do Programa Saúde na Escola (PSE), tem realizado diversas ações nas instituições de ensino de Aracaju com o objetivo de promover o bem estar dos alunos da capital. Um bom exemplo disso é o trabalho que está sendo desenvolvido durante todo mês de novembro na Emef Elias Montalvão, localizada no bairro Mosqueiro, Zona de Expansão da Capital.
 
A coordenadora do Programa, Aline Vieira, explica que essa ação é um esforço em conjunto com a Unidade de Saúde da Família (USF) Niceu Dantas e o curso de Nutrição da Faculdade Estácio. “Em parceria, realizaremos ações, todas as quartas-feiras deste mês, que envolvem acuidade visual, avaliações antropométricas e educação nutricional, com dicas de alimentação saudável. Para isso, fizemos todo um planejamento, juntamente com profissionais especializados, a fim de garantir não apenas a saúde dos alunos, mas também um melhor desenvolvimento educacional. Observamos, por exemplo, que muitas crianças têm dificuldade para enxergar e, com essa intervenção continuada, conseguiremos identificar e encaminhar todos as crianças que possuem uma deficiência visual para consultas no Centro de Especialidades Médicas (Cemar) do Augusto Franco”, detalhou.
 
Ao todo, cerca de 80 alunos da Elias Montalvão serão atendidos por semana pela equipe coordenada por Aline. Como uma das integrantes desse grupo, a nutricionista e professora do curso de Nutrição da Estácio, Jamille Oliveira Costa, explica que mobilizou 12 estudantes para fazer esse trabalho de avaliação. “Medimos e peso e a altura dos alunos para descobrir se há alguma alteração, tanto para a magreza quanto para o sobrepeso ou obesidade. Feita essa triagem, vamos propor estratégias de mudanças, a fim de normalizar o estado nutricional dessas crianças, diminuindo as chances de que elas desenvolvam problemas na vida adulta. Esse encaminhamento será feito primeiramente para a USF Niceu Dantas e, caso seja necessária uma consulta especializada, para o Cemar em um segundo momento”, detalhou a professora, que destacou ainda a grande importância que essas atividades têm para a formação de seus próprios alunos. “Além de cuidar dessas crianças, temos a oportunidade de praticar aquilo que estudamos dentro da sala de aula durante nosso curso”, complementou.

Investindo no futuro

Dentro dessa mobilização, é importante dizer que os pais dos alunos também serão envolvidos nesse trabalho. De acordo com a assistente social da USF, Alana Góis de Oliveira, os responsáveis pelas crianças que necessitarem de uma maior assistência serão chamados pela coordenação da Emef para receber explicações de como proceder diante de cada caso. “Somente para a parte de acuidade visual temos uma equipe completa, formada por enfermeiros, uma médica e agentes comunitários. Após a identificação desses alunos, a Escola entregará o encaminhamento aos pais, e a própria gestão marcará as consultas, a fim de facilitar a realização desses atendimentos. Nosso intuito é de também facilitar a vida dessas pessoas, que muitas vezes não têm tempo levar seus filhos ao médico, ou que não sabem como iniciar esse processo. Por isso, a nossa atuação em parceria é tão importante para o futuro desses jovens”, contextualizou.

Esforço reconhecido e pela diretora adjunta da Elias Montalvão, Jaqueline Oliveira Melo. “Esse trabalho vem para somar às atividades pedagógicas que já são feitas na Escola. Para aprender, os alunos precisam que todo funcionamento físico e psicológico deles estejam bem, e essa parceria nos permitirá descobrir as razões de determinadas crianças não estarem tendo um desenvolvimento tão bom em sala de aula. Então nós acreditamos que ações como essa do PSE são fundamentais, não apenas para nós, mas para toda rede pública de ensino. Atitudes assim podem mudar o futuro de muitas crianças”, opinou.

Ao final dessas atividades, ainda haverá um trabalho de imunização, onde todos os avaliados nesse período poderão regularizar suas vacinas, de acordo com as informações contidas nos cartões individuais de vacinação.