Alunos da rede municipal participam do 15º Festival Internacional de Cinema Infantil

Educação
06/11/2017 17h42
Início > Noticias > 74129

Assim que a sala de cinema foi iluminada pela tela, apareceram olhinhos surpresos e o barulho dos curiosos cochichos infantis. Na tarde desta segunda-feira, 6, as crianças das Escolas Municipais de Educação Infantil (Emeis) Professora Maria Givalda da Silva Santos e Julio Prado Vasconcelos, e da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) José Carlos Teixeira, foram ao Cinemark do Shopping Jardins participar do ‘Tela na Sala de Aula’, projeto do 15ª edição do Festival Internacional de Cinema Infantil (FICI). 

Através do projeto, do dia 6 ao dia 10 de novembro, as escolas da rede pública têm a oportunidade de levar os alunos para o Festival sem pagar ingressos. Pela manhã, foram ao Festival as Emefs Ministro Geraldo Barreto Sobral, José Carlos Teixeira, Juscelino Kubitschek, João Paulo II e a Emei Julio Prado Vasconcelos. Além dessas instituições, ao decorrer da semana, diversas escolas da rede municipal da educação levarão os alunos para o Festival através de transporte fornecido pela Secretaria Municipal da Educação (Semed). 

Logo quando soube da oportunidade em levar os estudantes da rede municipal da educação a participar do FICI, a equipe diretiva da Emei Maria Givalda procurou a organização do evento a fim de inscreverem os alunos. Segundo conta a diretora da Emei, Conceição Teles, essa atividade tem uma importância que vai além da pedagogia em sala de aula.

“Há um mês estamos planejando essa participação da Emei no FICI. Procuramos a Semed e ela nos forneceu o ônibus. Foi uma alegria. Há muitas crianças aqui que não sabem o que é cinema. Então o que queremos é apresentá-las a essa arte que produz conhecimento de forma lúdica. Lembrando também que os produtos audiovisuais possibilitam o contato com outra forma de comunicação além daquelas que encontram no seu dia dia, como a TV e a rádio”, explica a diretora. 

A coordenadora da Emef José Carlos Teixeira, Patricia Pina, acompanhava a euforia dos alunos na entrada do cinema. Para ela, atividades assim, são sinônimo de alegria e diversão. “Os meninos adoram, foram para a escola todos contentes. Desde a semana passada estão animados e hoje conseguimos realizar. Os meninos estão gostando e a gente também se diverte junto com eles. Costumamos fazer cinema também na escola e vamos trabalhar atividades extras baseadas nos conteúdos desses filmes”, comenta.

A produtora do FICI em Sergipe, Deyse Rocha, diz que o projeto tem o sentido de levar conteúdo de qualidade a alunos da rede pública, fazendo um link entre sala de cinema e sala de aula. O projeto disponibiliza um link no site do FICI, para que o professor trabalhe o conteúdo visto no cinema ao retornarem com os alunos para a sala de aula. “São mais de 120 filmes e mais de 10 mil crianças beneficiadas com o acesso gratuito. São abordados temas como bullying, preconceito, situação educacional, social e outros assuntos importantes. O que queremos é estimular e fomentar o olhar e a apreciação pela sétima arte”, ressalta. 

A aluna da Emei Julio Prado Vasconcelos, Sofia Santana, de 6 anos, revela que é a primeira vez que vai ao cinema. Questionada sobre o que estava sentindo por estar ali ela define em uma só palavra: “foi lindo”. E detalha a experiência um pouco mais: “achei legal quando as luzes acenderam e vi uma televisão bem grande. Eu gosto de assistir Os Smurfs com os meus pais e agradeço a tia Géssica (coordenadora da Emei) por me trazer aqui com meus coleguinhas”, conclui a pequena Sofia.