Assistência e Sejesp capacitam trabalhadores do CRAS para programa federal

Assistência Social e Cidadania
06/11/2017 17h51

Cerca de 50 trabalhadoras e trabalhadores das áreas de Proteção Básica e Benefícios Socioassistenciais da Secretaria Municipal da Assistência Social de Aracaju participaram na tarde desta segunda-feira, 6, de uma ação de capacitação promovida pela Secretaria Municipal da Juventude e do Esporte (Sejesp) sobre a Identidade Jovem (ID Jovem). O projeto do Governo Federal possibilita que jovens entre 15 e 29 anos obtenham a redução dos custos em eventos artístico-culturais e esportivos, além de vagas gratuitas ou descontos no transporte coletivo interestadual.

A identidade foi lançada nacionalmente no dia 6 de janeiro de 2017 e está sendo implantada aos poucos no âmbito estadual e municipal. “Para isso precisamos primeiro capacitar os agentes multiplicadores, que são aquelas pessoas que os jovens vão procurar quando começarmos a divulgar o programa, seja para tirar dúvidas ou ajudar no registro de dados. Então estamos aqui com os 16 coordenadores dos Centros de Referência da Assistência Social [Cras], cadastradores, gerentes e coordenadores para falar sobre o assunto”, explicou o diretor do Departamento de Juventude da Sejesp, Francisco Alburquerque.

A consultora estadual do ID Jovem, Luciana Gabriela Barbosa, destacou os pontos necessários para fazer parte. “Além de estar na faixa etária entre 15 e 29 anos, é preciso preencher alguns pré-requisitos, como comprovar renda familiar de até dois salários mínimos, ter o Cadastro Único atualizado e o Número de Identificação Social (NIS), estes dois últimos obtidos no Cras. Com o ID Jovem fica assegurado o direito a meia-entrada em shows, espetáculos teatrais, sessões de cinema, eventos culturais em geral e jogos esportivos. Também fica assegurado o direito a passagem interestadual ou desconto de 50% no valor das passagens.”

Atualmente 51.713 jovens possuem o NIS em Aracaju e têm potencial para o acesso aos benefícios da Identidade Jovem. “Este é mais uma vantagem trazida pelo Cadastro Único, possibilitando que estes adolescentes, homens e mulheres tenham entretenimento, possam viajar e consumir cultura para além do que já proporcionamos em nosso equipamentos da proteção básica e especial”, ressaltou Iolanda Oliveira, coordenadora de Benefícios Assistenciais e Complementares.

“A nossa intenção é de que mais jovens conheçam o benefício que possuem e se utilizem da melhor forma possível para usufruir de mais momentos de lazer. Eu acredito que, com esta oportunidade, Aracaju pode dar um salto na qualidade de vida pois cultura e entretenimento também são formas de enfrentamento à violência”, encerrou a vice-prefeita e secretária da Assistência Social, Eliane Aquino.

Para mais informações, é possível acessar o site da ID Jovem no www.caixa.gov.br/programas-sociais/id-jovem.