Semed discutirá construção do currículo referencial para a rede

Educação
08/11/2017 10h59
Início > Notícias > Semed discutirá construção do currículo referencial para a rede

A Secretaria Municipal da Educação (Semed) reunirá, nesta sexta-feira, 10, professores, gestores, representantes de instituições de ensino superior e outros segmentos educacionais para palestra Currículo e Direitos Humanos em diálogo com a Base Nacional Curricular Comum (BNCC), que será proferida pelo professor Ítalo Dutra. Com vasta experiência em gestão da Educação, ele foi membro do Fórum Nacional de Educação pelo Ministério da Educação (MEC), coordenou a Comissão de Articulação, Mobilização e Infraestrutura do MEC e atualmente é chefe da Educação na Fundação das Nações Unidas (Unicef). 

O evento terá início às 13h30, no auditório da Faculdade de Negócios de Sergipe (Fanese). A partir desse encontro, técnicos da Semed coordenarão ações integradas com os segmentos da educação e as instituições de ensino superior de Sergipe para a construção do currículo referencial da rede municipal de ensino de Aracaju a ser implementado nas escolas municipais de Aracaju.
 
De acordo com a secretária municipal da Educação, Cecília Leite, já há um profundo diálogo com a Secretaria de Estado da Educação (SEED) e com a União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime/SE), em razão da possibilidade de construção de um currículo referencial, também, para todo o Estado. 
 
"Quando uma escola possui um currículo e ele é claro para todos que a fazem, fica fácil de subsidiar sua aplicação, acompanhar suas práticas e avaliar seus resultados, não apenas para as secretarias, mas para toda a sociedade. O currículo engloba todos os aspectos pedagógicos do projeto de ensino de uma rede e de uma escola. É uma cartografia do cotidiano escolar, do projeto de cidadania que a escola se dispõe a executar", explica.
 
BNCC
 
O Brasil vem discutindo, há pelo menos três anos, a construção de uma Base Comum Curricular (BNCC), que deverá nortear os currículos dos sistemas e redes de ensino das Unidades Federativas, como também as propostas pedagógicas de todas as escolas públicas e privadas de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, em todo o Brasil. 
 
 É um documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica. Conforme definido na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB, Lei nº 9.394/1996).