Para a Secretaria Municipal da Educação (Semed), os esforços para a qualidade na educação dependem de diversos fatores que sustentam o aprendizado. Um desses fatores é a nutrição dos estudantes. A Coordenadoria de Alimentação Escolar (COAE) é o setor da Semed que fiscaliza e articula a qualidade da merenda escolar e também desenvolve projetos e ações para garantir a saúde dos estudantes da rede municipal. Nesse mês de novembro, as ações de avaliação nutricional estão sendo intensificadas.
Na Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) José Garcez Vieira, localizada no bairro Siqueira Campos, as crianças receberam a visita da COAE. A diretora da Emei, Rose Mary de Jesus, comemora a ação na Escola e afirma que os alunos, mesmo ainda pequenos, na faixa etária de 3 a 5 anos, entendem a proposta e fazem questão de serem avaliados.
“Acredito que educação e saúde têm que andar juntas. Ações como essa demonstram que a Semed se preocupa também com a saúde dos estudantes. E o nosso desejo é que realmente todos os alunos da rede passem pela consulta, já que em muitos lares os pais não têm condições de levar seus filhos para um nutricionista”, conta a diretora.
A Emei Quintina Diniz, localizada no bairro Siqueira Campos, também recebeu a visita da COAE para a avaliação. A coordenadora da Emei, Nadja Bispo, comenta que é fundamental que as crianças tenham uma atenção como essa dentro do ambiente escolar. “É sempre bom acompanharmos a saúde dos alunos. Até os pais percebem a importância e agradecem, se sentem mais seguros. Nós já promovemos atividades constantes voltadas à qualidade na nutrição, como, por exemplo, a salada de frutas elaborada com a ajuda dos alunos e que é oferecida a todos, inclusive aos pais, quando vêm pegar seus filhos aqui na Escola”, relata a coordenadora.
A nutricionista da COAE, Kelly Gonçalves, explica que as ações de avaliação nutricional estão dentro da definição do plano anual. Segundo ela, o principal objetivo é analisar e promover um diagnóstico em relação a nutrição dos alunos da rede municipal. “Nossa equipe entra em contato com a Escola e marcamos um determinado dia para fazer as avaliações nos estudantes. Lá, pesamos e medimos todos. Após esses procedimentos e a realização da antropometria, que é quando a gente mede algumas partes do corpo, fazemos a análise de peso, idade e altura, e temos o diagnóstico da criança. Se algum aluno for diagnosticado com desnutrição ou obesidade, informamos aos pais, entregamos um relatório e o encaminhamos para o posto de saúde”, detalha a nutricionista da COAE.