Educação de Aracaju inicia debates para construção de currículo referencial

Educação
10/11/2017 18h25
Início > Notícias > Educação de Aracaju inicia debates para construção de currículo referencial

 

A tarde desta sexta-feira, 10, foi marcada pela palestra Currículo e Direitos Humanos: Diálogos com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), ministrada pelo professor doutor Ítalo Dutra, chefe da Educação da Fundação das Nações Unidas-UNICEF. O evento foi promovido pela Secretaria Municipal da Educação de Aracaju (Semed), voltado aos professores, gestores da rede municipal de ensino e profissionais da área que, após a palestra, participaram de uma rica discussão sobre o assunto.

A vice-prefeita de Aracaju. Eliane Aquino fez parte do momento e, na oportunidade, destacou a importância de união. " Todos nós devemos nos unir em prol das crianças e adolescentes de Aracaju, na construção de um projeto cidadão  e, por meio da intersetorialidade, os resultados certamente serão os melhores. Parabenizo todos os que fazem a educação de Aracaju por estarem unidos pensando todo o plano pedagógico a ser referência, de forma humana", ressaltou.

A secretária municipal da Educação, Maria Cecília Leite explicou que a palestra de hoje marca o início da construção do Currículo Referencial da Rede Municipal de Ensino. "Hoje estamos aqui nos debruçando sobre uma atividade essencial para a nossa Educação, que é a construção do Currículo Referencial da Rede Municipal de Ensino junto ao nosso corpo docente e aos gestores da Semed. Até junho de 2018, estaremos com um novo Currículo baseado em nossa realidade e construído de forma muito cuidadosa, levando em consideração, principalmente, a garantia dos direitos humanos em nossa rede da Educação", destaca.

Os professores da rede da Educação de Aracaju lotaram o auditório da Faculdade de Negócios de Sergipe. Para o coordenador da Comissão de Elaboração do novo Currículo Referencial de Aracaju e diretor da Educação da Semed, Manuel Prado, o fato de os professores terem comparecido em massa para a palestra é um fato a se comemorar. "Hoje,  temos aqui um número considerável de professores discutindo a BNCC e, para além disso, temos no Brasil hoje uma série de questionamentos conservadores acerca dos direitos humanos, então um momento como esse se torna fundamental para pensarmos o nosso Currículo concernente com a realidade e assegurando os direitos da nossa comunidade escolar", opinou o diretor.

O palestrante do evento, professor doutor Ítalo Dutra, apresentou a BNCC destacando o desenvolvimento sustentável na perspectiva dos direitos humanos na Educação e, após a palestra, dividiu a plateia em grupos de trabalhos e discutiu com os professores as temáticas referentes à garantia dos direitos humanos no ambiente escolar. "Nesse momento de muitas dúvidas em relação aos direitos dos cidadãos brasileiros, a realização de um momento como esse é fundamental para que os professores tenham a oportunidade de se atualizarem sobre o assunto e para que isso reverbere no processo de aprendizagem", analisa o palestrante.

Os professores

Para a professora da Escola Municipal de Ensino Fundamental Freitas Brandão, Jaqueline Freire, a Semed ter trazido o chefe da Educação da UNICEF foi muito importante para os presentes. "Eu estou muito impressionada com a qualidade da palestra e com o nível das nossas discussões, pois trabalhar a garantia dos direitos humanos em nosso currículo é uma questão de extrema importância", destacou a professora.

Opinião compartilhada com a diretora da Escola Municipal de Ensino Infantil, Antonielia Ribeiro Fontes. "Ítalo Dutra tem uma visão global de uma questão que precisamos trazer para o nosso currículo e isso é fundamental para que nós possamos pensar o local a partir de uma perspectiva ampliada e de acordo com a realidade local, mas afinado também com as questões que o Brasil ainda precisa no que diz respeito à Educação", afirmou a diretora.

O Currículo Referencial da Educação de Aracaju

O Currículo Referencial da Educação de Aracaju é o documento baseado na BNCC que preconiza as ações de gestão da Educação de Aracaju para os próximos anos. A partir da palestra de hoje, técnicos da Semed coordenarão, assegurando a participação de todos os segmentos da educação, das instituições de ensino superior de Sergipe, uma sucessão de ações com vistas à construção do currículo referencial da rede municipal de ensino.  Nesse sentido, há também um profundo diálogo com a Secretaria de Estado da Educação - SEED, e com a União dos Dirigentes Municipais de Educação - UNDIME/SE, em razão da possibilidade de construção de um currículo referencial para todo o Estado.