Estudantes da rede municipal representam Aracaju em Campeonato Brasileiro de Badminton

Educação
21/11/2017 10h12
Início > Notícias > Estudantes da rede municipal representam Aracaju em Campeonato Brasileiro de Badminton

Alunos atletas da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Alcebíades Melo Vilas Boas, localizada no Bairro Industrial, mantida pela Secretaria Municipal da Educação (Semed) viajam a Fortaleza (CE) nesta semana para competir no 3° Campeonato Brasileiro de Badminton. As competições serão realizadas do dia 23 a 26, no Centro de Formação Olímpica do Nordeste (CFO).

Nas categorias sub-15 estão os alunos Ronald Mateus Silva, de 14 anos e cursando o 8º ano, e Kailane Leticia Vieira dos Santos, de 14 e cursando o 9º ano. Eles conquistaram este ano nos Jogos da Juventude, em Curitiba (PR), o título de Campeões Brasileiros Escolares. Já na categoria sub-17, a equipe é composta por Paulo Roberto Santana Santos e João Guilherme Medeiros Santos, ambos de 15 anos e cursando o 9º ano. Os quatro estudantes seguirão para a competição com mais 16 atletas da delegação sergipana. A classificação para os jogos em Fortaleza aconteceu em agosto, durante os XXXIV Jogos da Primavera.

Jogar para ganhar

Os estudantes da Emef treinam três horas por dia e três vezes por semana, o que já rendeu vários títulos estaduais e escolares. O professor de Educação Física e treinador dos adolescentes na Emef, Wendel de Oliveira, explica que o badminton é um esporte olímpico com crescimento em todo o Brasil, inclusive em Sergipe, pela facilidade de se praticar e pelos benefícios físicos e cognitivos que proporciona

“O objetivo do jogo é golpear a peteca por cima de uma rede de 1,55m de altura para que ela caia no solo adversário, marcando assim o ponto. Vence a partida quem conquistar dois games (sets) primeiro, cada game com o total de 21 um pontos para o atleta vencedor. A expectativa é realizar bons jogos e oportunizar aos alunos uma experiência de jogar com os melhores atletas da América e de conhecer outras culturas. O projeto é que em 2018 a modalidade seja inserida nos Jogos Escolares Municipais para que mais alunos tenham a oportunidade de vivenciar o Badminton”, detalha o professor Wendell.

O estudante e atleta Ronald Mateus Silva conta que começou no badminton, há três anos, em outra escola e há dois anos estuda e treina o esporte na Emef Alcebíades. Ele foi campeão na Dupla Mista e na Dupla Masculina nos Jogos Escolares da Juventude. “Meu foco para essa competição é trazer medalha, fazer de tudo para a gente ganhar. Mas também acho que o objetivo é adquirir mais experiência, ter contato com outros jogadores, observar o nível deles”, comenta o atleta.

Indo à sua primeira viagem de competição fora do estado, Paulo Roberto Santana afirma que o objetivo é o ouro, mas também ressalta a importância da experiência com atletas de outras cidades. “Além da vitória, quero muito conhecer outros atletas, ver outros estilos de jogar e estar em ambientes de competições que ainda não conheço”.

Paulo ressalta, também, o quanto tem sido relevante o apoio da escola e do professor Wendell. “A escola se esforça para nos disponibilizar as condições necessárias para o nosso esporte. Ela ajuda no que pode. E o professor Wendell é um grande treinador para nós. Nos motiva a ter disciplina, sempre nos procura se faltamos algum treino e procura evitar lesões. Ele nos deu até uma raquete para rifarmos e ajudar-nos nas despesas da viagem”, conclui.

Títulos dos alunos

Ronald Mateus:


- Campeão Sergipano na simples Masculino, categoria sub15;
- Campeão Sergipano dupla mista adulto;
- Campeão Sergipano dupla masculina adulto;
- Campeão dos Jogos Escolares Tv Sergipe na dupla mista, dupla masculina e simples Masculino;
- Campeão dos Jogos da Primavera na dupla mista, dupla masculina e simples Masculino;
- Campeão do Open Sergipe de duplas mistas, categoria adulto;
- Campeão Brasileiro dos Jogos Escolares da Juventude em Curitiba na categoria dupla mista e dupla masculina;



Kailane Leticia:


- Campeã Sergipana sub15 simples feminino e dupla mista;
- Campeã Sergipana adulta simples feminino e dupla mista;
- Campeã dos Jogos Escolares Tv Sergipe na dupla mista e simples feminino;
- Campeã dos Jogos da Primavera na dupla mista e simples feminino;
- Campeã Brasileira nos Jogos Escolares da Juventude em Curitiba na categoria dupla mista;



Paulo Roberto:


- Vice Campeão dos Jogos da Primavera categoria de 15 a 17 anos;
- Medalha de bronze nos Jogos da Primavera dupla masculina de 15 a 17 anos;
- Terceiro lugar no Open Sergipe de duplas



João Guilherme:

- Campeão Sergipano adulto simples Masculino
- Terceiro lugar nos Jogos da primavera categoria de 15 a 17 anos
- Terceiro lugar no Open Sergipe de duplas