Durante toda semana, a Prefeitura de Aracaju está promovendo a Caravana da Consciência Negra, a fim de fomentar o diálogo sobre a igualdade racial dentro das instituições e da sociedade como um todo. Em alusão ao Dia Nacional da Consciência Negra, celebrado no último dia 20, vários órgãos da gestão participam de dinâmicas organizadas pelas Secretarias da Assistência Social e da Saúde. Nesta terça-feira, dia 21, foi a vez da própria Secretaria Municipal da Saúde (SMS) receber a intervenção.
De acordo com o coordenador da Área de Promoção da Equidade, da Coordenação de Promoção à Saúde (COPS) da SMS, Luiz Cláudio Soares, algumas secretarias se reuniram para realizar ações relacionadas ao mês da Consciência Negra, com o objetivo de sensibilizar as pessoas a pensar e debater o racismo na sociedade, e o racismo institucional existente nos serviços públicos.
“A ideia é mobilizar os servidores e gestores da Prefeitura para refletir sobre o racismo e buscar, conjuntamente, maneiras de minimizar os seus efeitos. A ação é dividida em dois momentos: a Caravana em si, e os diálogos entre os gestores e as pessoas ligadas ao movimento, que expõem as necessidades e os problemas enfrentados cotidianamente pela população negra”, informou Luiz Cláudio.
A Caravana
A Caravana é uma intervenção artística e cultural, com exposição de cartazes contendo dados sociais sobre o racismo, as condições da população negra, e as dificuldades de acesso às políticas sociais. “Todos os dias a Caravana entrará nos órgãos com o Teatro Fórum da Coordenação de Arte (Coarte), da Secretaria Municipal de Educação (Semed), para chamar a atenção dos trabalhadores sobre o preconceito racial. Além disso, foi colocada uma caixa de sugestões em cada órgão visitado, para que os servidores contribuam com ideias que nos auxiliem a superar o racismo na sociedade e nas instituições públicas. Em um segundo momento, vamos avaliar essas sugestões e divulgá-las”, explicou o coordenador.
As atividades da Semana da Consciência Negra tiveram início no Centro Administrativo Prefeito Aloísio Campos, na última segunda-feira, 20, e seguirão amanhã, 22, para a Secretaria Municipal da Educação (Semed); na quinta, dia 23, a Caravana visitará a Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat), e na sexta, 24, será a vez da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju). Semana que vem, as intervenções ocorrerão na Secretarias Municipais da Assistência Social e do Meio Ambiente.