Emurb intensifica medidas contra alagamentos

Obras e Urbanização
24/11/2017 14h36

Aracaju está localizada em uma região predominantemente de terrenos planos e baixos e acabou avançando sobre áreas alagadiças. Outro aspecto marcante da capital diz respeito aos lençóis freáticos alto. Estas características acabam sendo decisivas os períodos chuvosos para a ocorrência de enchentes e alagamentos.

Para amenizar os transtornos com as chuvas, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb) tem trabalhado todos os dias na rede de drenagem pluvial com ações preventivas e realizando manutenção na rede. Já foram identificados os pontos mais críticos, sendo aproximadamente 64 pontos possuem ocorrência frequente de acúmulo de água durante os eventos de precipitação.

Dentre estes pontos destacam-se a área do Centro e dos bairros 13 de Julho, América, Atalaia, Cidade Nova, Coroa do Meio, Pereira Lobo, Porto Dantas, Salgado Filho, São José, Siqueira Campos entre outros.

Nesta sexta-feira, 24, as ações foram intensificadas por conta das chuvas e já no meio da manhã não havia nenhum registro de ponto com alguma obstrução. Profissionais do órgão se mobilizaram para atender as demandas dos bairros 13 de Julho, 18 do Forte, Aeroporto, Farolândia, Inácio Barbosa, Olaria, São José e Zona de Expansão.

De acordo com o presidente da Emurb, Sérgio Ferrari, o sistema de drenagem urbana de Aracaju está baseado na microdrenagem, principalmente na coleta, condução e lançamento final do escoamento superficiais ou subterrâneos das águas através de pequenas e médias galerias e no sistema de macrodrenagem é formado por cerca de 70 canais que deságuam nos diversos corpos hídricos presentes na região da capital, como rios Poxim, Sergipe, Santa Maria, do Sal além do oceano, lagoas e mangues. "Os aspectos naturais, acrescidos da falta de consciência de algumas pessoas que jogam lixo em local inadequado, tem ocasionado alguns pontos de alagamentos. Mas estamos trabalhando com nossas equipes e outros órgãos municipais têm fiscalizado e autuado quem ainda descarta entulho nas vias públicas ou terrenos", informa Ferrari.

Solicitação

Para registrar algum tipo de solicitação, o cidadão pode entrar em contato com a Assessoria de Comunicação da empresa, por meio do telefone (79) 3179-1619, pelo endereço eletrônico comunica.emurb@aracaju.se.gov.br, e pelos perfis no Twitter (@emurb) e no Facebook (www.facebook.com/Emurb).