Fazenda conclui implantação do Sistema Integrado de Patrimônio em todas as secretarias

Fazenda
24/11/2017 17h14

A Secretaria Municipal da Fazenda (Semfaz) alcançou mais um marco histórico para a Prefeitura de Aracaju. Nesta sexta-feira, 24, finalizou, oficialmente, a implantação do Sistema de Patrimônio em todas as pastas da administração municipal, totalmente integrado ao Sistema de Contabilidade, em tempo real. O evento de oficialização foi realizado na sede da Prefeitura e contou com a participação de representantes de todas as secretarias. 

“A mudança, entre outras coisas, permitirá mais eficiência no controle dos bens móveis das secretarias. Um monitoramento muito mais seguro, prático e eficiente dos gastos da gestão pública, pois estamos utilizando a tecnologia ao nosso favor”, explica o coordenador de Controle e Gestão de Sistemas (Cogesis) da Semfaz, Marcos Dias, que está à frente do processo. 

Além disso, com a informatização do processo, a Semfaz atende uma exigência da Secretaria do Tesouro Nacional, em evidenciar todos os bens móveis e imóveis da administração, e consequentemente, conhecer o valor real do patrimônio. “Um trabalho que vem sendo feito desde o início do ano, obedecendo um cronograma de atividades que contemplou todas as secretarias municipais”, ressaltou Marcos Dias. É a Semfaz que administra os sistemas de contabilidade, almoxarifado e patrimônio, sendo responsável pelos treinamentos das equipes, implantação das ferramentas e criação dos mecanismos de controle. 

No evento de hoje, foram apresentadas as melhorias e implementações feitas no sistema, para que todos acompanhassem o processo, de forma satisfatória. “A aceitação das equipes foi muito positiva, pois é claro o avanço que o sistema vai trazer no dia a dia da operacionalização dos bens patrimoniais comprados por cada órgão. Conseguimos chegar neste dia com resultado e objetivo alcançados”, avaliou Marcos Dias. 

A Controladoria Geral do Município (CGM) e o departamento central do Patrimônio da Secretaria Municipal do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplog) também estiveram no evento enfatizando a importância da inovação.