A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) promoveu na manhã deste sábado, 25, no Parque da Sementeira, um evento alusivo ao Novembro Azul, com o tema “Reconstruindo a qualidade de vida, um futuro saudável”. A ação reuniu mais de 350 pessoas, que acordaram cedo para fazer exercícios, avaliações e testes rápidos.
“Essa foi uma mais uma ação bem positiva para a SMS, pois começamos a perceber efetivamente a reconstrução da qualidade de vida. A grande participação das pessoas hoje nos mostra o quanto a população apoia esse tipo de iniciativa, que busca promover cada vez mais saúde e envolvimento com o nosso trabalho”, elogiou a secretária da Saúde, Waneska Barboza.
O evento contou com atividades dos Programas Municipais da Academia da Cidade; da Saúde do Adulto e do Idoso; da Saúde do Homem; do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), e IST/Aids. Através destes programas foram ofertadas aulas de ginástica, alongamentos, dança e circuito funcional; avaliação de Índice de Massa Corpórea (IMC); medida de glicemia capilar; orientação nutricional; teste rápido de HIV, hepatite B e sífilis, e atividades de orientação em saúde.
Integração
Para a coordenadora do Programa da Saúde do Homem, Kamila Fialho, a participação do público masculino foi boa, mas pode melhorar. “Pouquíssimos homens costumam participar das nossas ações, mas hoje vimos um envolvimento maior deles. Nosso programa está sendo retomado nesta gestão, e nesse primeiro ano conseguimos, com muito esforço, fazer uma boa divulgação do nosso trabalho através de entrevistas, materiais distribuídos nas unidades e palestras. Esperamos que ano que vem possamos fazer muito mais, mostrando aos homens que eles precisam cuidar da saúde e incentivando eles a procurarem mais as unidades básicas”, almejou.
Incentivo que o coordenador do Programa Academia da Cidade, Magno Carvalho, também tem buscado dar em todos os 24 polos de Aracaju. “O dia de hoje superou nossas expectativas. Reunimos cerca de 350 usuários cadastrados em nosso programa e fomos muito elogiados por todos. É visível que a grande maioria do nosso público é composto por mulheres, mas temos tentado mudar isso, pedindo para que elas chamem seus familiares e amigos. Hoje alguns já vieram, mas queremos aumentar esse número em nossos próximos eventos”, informou.
E o senhor Luiz Vicente Bezerra, de 60 anos, já faz parte dessa estatística. Contente por ter sido presenteado com uma camisa da ação, ele diz que mal pode esperar o ano que vem. “O professor me deu essa camisa porque eu fui o que mais dancei. O exercício físico é uma coisa muito importante para nossa saúde, e ninguém deveria deixar de praticá-lo. Inclusive sugiro que façam dias como esse. Garanto que vou participar de todos eles”, comemorou.
Para a coordenadora do Programa Saúde do Adulto/Idoso, Patrícia Ribeiro, são exemplos como o do Luiz que devem ser seguidos por todos os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). “Principalmente no combate à diabetes, pois a gente sabe que o tipo II está aumentando também em decorrência da falta de atividades físicas. Então o objetivo de hoje foi promover essa integração entre os programas, justamente para estimular a população a ter hábitos mais saudáveis”, concluiu.