Dando continuidade ao Plano Municipal de Educação Permanente, em atividade desde o começo da atual gestão, a Secretaria Municipal da Assistência Social de Aracaju, em parceria com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), realiza durante toda esta semana o Curso para Disseminadores Externos das Informações Previdenciárias. Iniciada na manhã desta segunda-feira, 27, a formação acontece na Faculdade Maurício de Nassau, sendo realizada por técnicos da gerência executiva do INSS Aracaju para cerca de 70 profissionais da Proteção Social Básica, Proteção Social Especial, Gestão e Controle Social, que irão atuar nos equipamentos mantidos pela Prefeitura de Aracaju, através da secretaria.
Construir parcerias para atingir os usuários da Assistência, repassando o conhecimento a quem precisa. Assim descreveu o objetivo do curso a coordenadora de Gestão do Trabalho da Assistência Social de Aracaju, Maria do Socorro Lobato. “A demanda surgiu durante nosso planejamento, foi sugerido pela coordenação de Benefícios Socioassistenciais e a partir daí começamos a pensar nesta estrutura. Este curso faz parte da proposta de aprimoramento dos serviços que oferecemos”, explicou.
“Na semana passada, nós trabalhamos em parceria com a UFS [Universidade Federal de Sergipe] na formação sobre o Cadastro Único e Sicon [Sistema de Condicionalidades do Programa Bolsa Família]. Até sexta-feira, falaremos sobre informações previdenciárias e Benefícios de Prestação Continuada, o BPC, para o idoso e a pessoa com deficiência. Neste primeiro momento, o curso será terá a capacitação de 50% do nosso contingente de trabalhadores, já que nossos equipamentos não podem ficar fechados. A pretensão é ampliar este contrato de cooperação com o INSS para abrir uma segunda turma e contemplar 100% no próximo ano”, salientou a gerente de Educação Permanente da Assistência, Débora Bispo de França.
Débora Bispo também destacou quais as maiores dúvidas vindas da população que acessa os equipamentos. “As modificações, principalmente do BPC, e nos formulários de preenchimento, ainda geram muitas dúvidas, pois agora estamos trazendo este atendimento inicial socioeconômico dos Centros de Referência da Assistência Social [Cras], quando antes era de responsabilidade do INSS. Por isso estamos potencializando o aprendizado por meio de cursos para melhor atender a população”.
A representante do INSS, Monique Nogueira Galvão, parabenizou a iniciativa. “Todas as parcerias são importantes como forma de fortalecer os laços com as instituições que estão diretamente atendendo os segurados. Como temos outras redes que podem estar fazendo um contato inicial, nada melhor do que esta rede estar capacitada. Nós sabemos que a nossa clientela ainda tem um nível social muito baixo e muitas vezes não têm o entendimento das mudanças da lei. Por isso é imprescindível ter disseminadores sobre direitos previdenciários na linha de frente”, pontuou.