Emsurb realiza limpeza do lago artificial da praça Tobias Barreto

Agência Aracaju de Notícias
30/11/2017 16h09
Início > Notícias > Emsurb realiza limpeza do lago artificial da praça Tobias Barreto

Sempre preocupada e atenta à conservação das áreas verdes da capital, a Prefeitura de Aracaju, através da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), iniciou nesta quinta-feira, 30, a limpeza do lago artificial da Praça Tobias Barreto, no bairro São José, que serve de ornamentação do espaço.

A limpeza, que não era realizada há aproximadamente dois anos, é executada por três equipes com precisão em sua logística para que os peixes sofram o menor estresse possível. "Primeiro dividimos o lago em duas partes, criando uma mini barragem com uma lona e pedras. Logo após, retiramos os peixes e transportamos para o outro lado do lago para, em seguida, iniciarmos o processo de retirada da água, que é feita por meio de uma bomba de sucção, para concluirmos o serviço com a retirada dos resíduos, lavagem das pedras e colocação de uma nova água", explicou o gerente de Áreas Verdes da Emsurb, Fabiano Augusto.

O gerente acrescentou, ainda, que o sucesso da ação de limpeza, que terá um cronograma fixo trimestral, depende da colaboração da população para não só manter um visual bonito na praça, como também propiciar o bem-estar dos animais. "Iremos concluir o serviço nesta sexta-feira e pedimos a colaboração de todos para manter o lago limpo, não jogando alimentos indevidos para os peixes, pois esses alimentos podem comprometer a saúde deles. Precisamos trabalhar em parceria, a Prefeitura e a população", enfatizou. Ainda de acordo com Fabiano, foram retiradas mais de uma caçamba de lixo, fato inusitado pelo tamanho do lago.

Sentimento de bem-estar

A aposentada, Denise Correia, que frequenta diariamente o local, ressaltou a importância da ação da gestão municipal. "A Prefeitura está de parabéns, pois o lago estava com as pedras sujas e cheias de limo. Agora dá gosto passar por aqui".

O sentimento de bem-estar também foi compartilhado pelo aposentado, João dos Santos, que no seu percurso diário passa pela praça, e diz que a participação da população se torna fundamental para o sucesso de ações como essa. "Acredito que toda a população deve colaborar com a prefeitura. O ato de jogar o lixo na lixeira e não dentro do lago já é um grande passo", destacou.