Núcleo Comunitário de Defesa Civil é formado no bairro Cidade Nova

Defesa Social e Cidadania
12/12/2017 18h17

Implementar estratégias preventivas aos desastres e, ao mesmo tempo, preparar a população para lidar com situações de risco são objetivos da Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Defesa Social e Cidadania (Semdec). Por isso, através de ação promovida pela Defesa Civil de Aracaju, foi discutida, na tarde desta terça-feira, 12, a implantação do Núcleo Comunitário de Defesa Civil (Nudec), no Bairro Cidade Nova. A iniciativa reuniu lideres comunitários para dialogar com o órgão.

A iniciativa, que está em fase inicial, resultará na formação de um grupo de voluntários, composto por moradores  da  área de risco, com o objetivo de instruir os  cidadãos sobre procedimentos adequados em caso de adversidades. Além disso, o grupo poderá auxiliar as equipes de Defesa Civil, caso haja necessidade de deslocar a população da localidade para uma área segura.

 De acordo com o coordenador da Defesa Civil de Aracaju, capitão Silvio Prado,  o bairro Cidade Nova, em 2017, foi um dos locais que mais sofreu com os efeitos das chuvas. Inclusive, cerca de 10 casas precisaram ser interditadas, no local. "Esses são fatores que evidenciam a atenção que o bairro merece. Iremos orientar os membros do Nudec e eles serão multiplicadores do conhecimento, na comunidade, como também poderão trazer, à Defesa Civil, as demandas pertinentes aos moradores da região", explica o coordenador.

Foi justamente o fato de terem origem no bairro Cidade Nova o maior número de solicitações de vistorias, que a equipe da Defesa Civil selecionou o local para ser o primeiro a receber  os treinamentos necessários à formação do Nudec.

Sílvio Prado destaca que a população terá um papel fundamental diante da ação preventiva e em caso de risco. "O núcleo poderá, de forma rápida, nos abastecer com  informações que irão auxiliar o trabalho  da equipe da Defesa Civil, em situações de adversas. Dessa forma poderemos otimizar as ações, diminuir o tempo resposta e ter uma ação de maior qualidade", finaliza.

O morador do bairro, Jeová de Jesus esteve presente na reunião e se dispôs a ser um dos integrantes do Nudec Cidade Nova. "A ideia da formação do núcleo é muito interessante para nós moramos, aqui nessa área de risco. Isso nos proporcionará um  contato mais direto com a Defesa Civil", avaliou.