Assistência Social e Mops realizam oficina sobre plantas medicinais

Assistência Social e Cidadania
14/12/2017 17h09

Chá de boldo para aliviar a dor de barriga; limão, mel e casca de cebola para melhorar da gripe forte. A medicina alternativa é um costume bastante presente nas famílias aracajuanas e muito dessa prática se deve à cultura popular. Na manhã desta quinta, 14, a equipe de Segurança Alimentar e Nutricional da Secretaria Municipal da Assistência Social levou até o Centro de Referência da Assistência Social (Cras) Gonçalo Rollemberg uma fitoterapeuta do Movimento Popular de Saúde (Mops), para que ela realizasse uma oficina com o grupo de idosas para a extração ao máximo do potencial das plantas e ervas medicinais.

A vice-prefeita e secretária da Assistência Social, Eliane Aquino, acredita bastante no consumo de alimentos naturais como alternativa para uma vida mais saudável. "Em minha casa, com meus filhos, procuro sempre consumir alimentos da forma mais natural possível e sei quantos benefícios essa escolha traz para a minha família. Na Assistência não é diferente, eu quis trazer a cultura da ingestão de alimentos saudáveis e por isso mesmo implantamos a diretoria de Segurança Alimentar, cujo trabalho já tem modificado sensivelmente o tipo de alimentação servida nas unidades de acolhimento da secretaria. Um bom exemplo desse trabalho é a implantação de hortas verticais em vários equipamentos".

Eliane ainda acrescenta que a medicina alternativa não exclui a necessidade de um acompanhamento médico regular. "Acho extremamente importante aprendermos como cuidar de nossa família da forma mais natural possível, reduzindo a ingestão de tantos fármacos, mas nada substitui visitas regulares ao médico".

Segundo Rosane Cunha, diretora de Segurança Alimentar e Nutricional, a ação da Secretaria de Assistência neste encontro foi  fazer uma ponte de diálogo entre o Mops e a própria secretaria. "O Mops tem muitos anos de serviços prestados à comunidade e desenvolve um trabalho de muita qualidade. Vejo como estratégica essa visita do movimento aqui no Cras porque a partir dessas idosas muitas outras pessoas saberão como manipular de forma correta os vegetais com fins medicinais. É um ciclo lindo e virtuoso que se forma a partir desse encontro".  

Zélia Andrade é fitoterapeuta e faz parte do Mops há 25 anos. Ela ministrou a oficina para o grupo de idosas e disse estar bastante feliz e satisfeita com a oportunidade. "Nós realizamos esse trabalho em vários lugares e eu fiquei muito feliz de vir até o Cras para ensinar às pessoas como aproveitar o melhor que a natureza pode proporcionar. Hoje fizemos a pomada de aroeira que ajuda a cicatrizar machucados e o óleo de lima, que estimula o metabolismo e é muito utilizado por pessoas que querem prevenir a obesidade. Sinto que a minha missão foi cumprida hoje por trazermos essas informações, mas já quero voltar para ensinar outros usos para tudo aquilo que temos em nossa casa".