Educandos do Cras Risoleta Neves destacam-se em concurso da OAB/SE

Família e Assistência Social
18/12/2017 17h13
Início > Noticias > 74626

Sonhos. Esse é um dos ingredientes principais dos grandes feitos. A manhã desta segunda-feira, 18, foi de realização de sonhos para dois educandos do Centro de Referência da Assistência Social, (Cras) Risoleta Neves, localizado no bairro Cidade Nova, e que é mantido pela Secretaria Municipal da Assistência Social de Aracaju. Eles tiveram destaque no II Concurso Cultural de Desenhos, Pinturas e Poesias, organizado pela Comissão da Infância, Adolescência e Juventude da Ordem dos Advogados de Sergipe (OAB/SE).

O concurso foi destinado aos estudantes de escolas públicas, do ensino fundamental e médio de Sergipe, além de crianças e adolescentes que estão inseridos em projetos e programas de entidades do terceiro setor e da sociedade civil organizada que estejam regularmente habilitadas para funcionamento. Em sua segunda edição, a competição destaca o aniversário do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), e tem por objetivo contribuir e fomentar uma concepção de vida e dos direitos fundamentais a partir do olhar infanto-juvenil.

De acordo com o secretário adjunto Valdiosmar Vieira, "o que temos percebido nos nossos Cras, que trabalham com a prevenção e com o fortalecimento da autonomia, é a utilização das aptidões que elas desenvolvem para fortalecer os seus vínculos com a sociedade e para empoderá-las de seus direitos. A inscrição para o próprio concurso, cuja iniciativa partiu do Cras Risoleta Neves, é um exemplo disso".

O presidente da OAB/SE, Henri Clay Andrade, acredita que as artes possibilitam uma reflexão a respeito da realidade vivida. "Através da expressão artística é possível uma reflexão. As crianças puderam reportar suas realidades sociais e isso é um importante papel que a OAB está realizando ao interagir com a sociedade. A inclusão é totalmente possível, e é por isso que a OAB prioriza esse tipo de ação".

Allan Cristian Moura de Jesus tem 15 anos e quer ser artista plástico quando crescer. Ele recebeu uma menção honrosa pela participação no concurso da OAB e se diz bastante satisfeito com o resultado. "Eu fiquei muito emocionado, porque amo a pintura e esse já é o segundo concurso que participo e me destaco", conta.

O primeiro concurso a que Alan se refere é o Concurso Ser Criança, que ocorreu que durante o mês de outubro e ampliou a estimulação da produção artística dos meninos e meninas do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. Ao final do concurso, foi realizada uma exposição com desenhos e textos produzidos por crianças e adolescentes atendidos nos 16 Cras de Aracaju.

Analy dos Santos tem 10 anos e venceu o primeiro lugar na categoria pintura para crianças de 7 a 11 anos. "Eu estou tão feliz em participar desse concurso! Fiz os desenhos com o meu coração e que bom que os jurados gostaram. Eu não vou deixar de pintar nunca mais", explica, animada.